Dinossauros e outros monstros: Prefácio - Editora Peirópolis

Dinossauros e outros monstros: Prefácio

Prefácio

Por Andrea Bartorelli

É difícil prefaciar este belo livro sobre dinossauros e outros monstros, escrito pelo intrépido paleontólogo e admirado amigo Anelli, sem cair na tentação de contemplá-lo com desmedidos elogios. Independentemente disso, contudo, não há dúvida de que já passou da hora de aparecer uma obra tão consistente e organizada, que expõe com tanta clareza e didatismo os processos geotectônicos que ensejaram o aparecimento da vida e sua colossal diversificação, desde o nascimento da Terra.

Como parte dessa evolução, o livro trata da história de um grande número de criaturas pré-históricas que vicejou em nosso território sob as mais diversificadas formas nas últimas três eras geológicas. O fato de ser Anelli biólogo especializado em paleontologia proporcionou-lhe vasto conhecimento, permitindo-lhe abordar a evolução de forma sistemática e diferenciada, num contexto da tectônica de placas e catástrofes que promoveram sucessivos ciclos de aparecimento e extinção de espécies, ao longo do imensurável tempo geológico.

Configurou-se, desse modo, uma narrativa inédita que, como um romance muito bem concebido, revela os episódios da vida dos dinos no Brasil numa sequência contínua e encadeada de eventos bem demarcados, obedecendo a uma cronologia precisa. Concorre para o grande valor da obra, de fácil e empolgante leitura, o fato do autor ser um educador apaixonado, ansioso em transmitir informação ao público, especialmente o jovem, incentivando a compreensão da importância dos fragmentos do nosso patrimônio paleontológico e a contribuição destes para a preservação e evolução do conhecimento.

Em função da riqueza de informações sobre a evolução da Terra e da vida, o presente livro é também valiosa fonte de consulta para os estudiosos e profissionais ligados às áreas de biociências e geociências, sobretudo no ramo da paleontologia. As primorosas ilustrações que acompanham o texto, elaboradas pelo jovem e talentoso paleoartista Julio Lacerda, demonstram rigor científico e inspiram uma inesquecível viagem no tempo. A leitura desta valiosíssima contribuição ao conhecimento sobre a vida e a morte dos dinos e de outros monstros na pré-história do Brasil é gratificante e altamente recomendável.

É importante esclarecer que o termo pré-história, originalmente utilizado por arqueólogos para designar o tempo da existência humana antes da escrita, foi utilizado neste livro em seu sentido mais amplo, retrocedendo profundamente no tempo até a origem do universo.

Andrea Bartorelli

 

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com