LINHA EDITORIAL

A Peirópolis tem um perfil muito bem definido e afinado com sua missão.

Educação

Livros que dialogam com diferentes dimensões do educador. As peças radiofônicas de Francisco Marques (Chico dos Bonecos) sobre Comênio ou Alaíde Lisboa são prova viva do poder transformador do lúdico na arte de ensinar e aprender. Ideias (e ideais) para a educação contemporânea são expressas em livros como Pedagogia da Terra, de Moacir Gadotti,  Ciência, Arte e Jogo, de Adriana Klysis, e Música na educação infantil, de Teca Alencar de Brito, passando por registros de ricas e surpreendentes experiências educativas desenvolvidas no ambiente das organizações sociais, como as do Projeto Quixote, com Por trás dos muros, 

Os livros sobre o brincar na educação se relacionam com a poesia e a natureza. E os livros sobre divulgação científica ou temas ambientais brincam com o repertório do educador como leitor.

Infantojuvenis

No catálogo de literatura infantojuvenil da Peirópolis você ouve a voz do índio, do negro, das comunidades tradicionais brasileiras, do português e da formação da nossa língua portuguesa. Aqui tem lugar para o brincar com as palavras, como diz José Jorge Letria, ou para os brinquedos invisíveis de Chico dos Bonecos. A poesia tem lugar de destaque no catálogo da Peirópolis, com clássicos como O Menino Poeta, de Henriqueta Lisboa, Galeio, de  Francisco Marques (Chico dos Bonecos), Bolinho de Chuva, de Paulo Betho, Um pequeno tratado de brinquedos para meninos quietos, de Selma Maria, e os livros de poesia dedicados à natureza da dupla Lalau e Laurabeatriz.

A Peirópolis se diferencia pelo trabalho pioneiro no resgate e divulgação da cultura oral e da mitologia dos povos indígenas com as narrativas de Kaká Werá, Yaguarê Yamã e Daniel Munduruku, este último coordenador da coleção Memórias Ancestrais, cujos livros são ilustrados por crianças de cada povo indígena retratado. A coleção Peirópolis Mundo se dedica a livros bilíngues em papel e áudio (livre, ativado pelo QR Code) com histórias narradas em idiomas ameaçados de extinção, em edições bilíngues.

Destacam-se também o catálogo de literatura portuguesa, que reúne cerca de 30 obras de diferentes gêneros, de quadrinhos aos álbuns infantis, de Camões e Gil Vicente a Afonso Cruz e Alice Vieira, e a coleção Clássicos em HQ, que lançou, em 2005, seu primeiro volume, Dom Quixote em quadrinhos, por Caco Galhardo, em comemoração aos 400 anos da publicação do clássico de Cervantes – atualmente são quinze títulos lançados pela coleção Clássicos em HQ, além de um livro teórico sobre tradução de clássicos para quadrinhos. O mais recente (janeiro de 2016) foi a primeira quadrinização de Macunaíma, de Mário de Andrade, pelos desenhistas mineiros Angelo Abu e Dan X.

Comunicação e mídias

Obras que discutem a mídias e as diluições dos suportes, refletem sobre a leitura e a educação no contexto da sociedade em rede e procuram entender as possibilidades de linguagens a partir das tecnologias digitais. Destacam-se as obras das pesquisadoras Giselle Beiguelman, Ana Elisa Ribeiro, e Tereza Virgínia Barbosa.

Ecologia e meio ambiente

Títulos desenvolvidos em parceria com organizações ambientalistas de referência que trabalham o amadurecimento de conceitos importantes na área ambiental, tanto na perspectiva da relação do homem com o planeta como na perspectiva jurídica e de novas políticas públicas, empresariais e da sociedade civil. Destacam-se nesta categoria livros como Esverdeando a Amazônia – Comunidades e empresas em busca de práticas para negócios sustentáveis; Proteção do capital social e ecológico por meio de compensações por serviços ambientais; Políticas Ambientais no Brasil; O Direito e o desenvolvimento sustentável – curso de direito ambiental; Brasil, amor à primeira vista! Viagem ambiental no Brasil do século XVI ao XXI; e Pedagogia da Terra, entre inúmeros outros.

Terceiro setor e desenvolvimento social

Linha desenvolvida em parceria com organizações representativas do terceiro setor em seus diversos focos de atuação, dedicada ao fortalecimento das organizações da sociedade civil, tanto no que diz respeito à gestão institucional, como ao amadurecimento de conceitos relacionados à sua missão, como direitos humanos, meio ambiente, criança e adolescente, responsabilidade social das empresas, saúde etc.

 

 

Home · Contato · Envio de originais · Onde comprar · Links · Mapa do site

© Editora Peirópolis. Todos os direitos reservados.   Orgulhosamente criado com Wordpress!