Biografia - Editora Peirópolis

Gabriela Mistral

Poeta, educadora e diplomata chilena, Gabriela Mistral nasceu 1889 em Montegrande, no Vale do Elqui, com o nome Lucila de María del Perpetuo Socorro Godoy Alcayaga. Filha de uma professora e de um poeta errante, foi marcada desde cedo pela palavra e pela perda. Em 1914, após ganhar um concurso de literatura, passou a utilizar o pseudônimo literário de “Gabriela Mistral”, formado com os nomes de seus dois poetas favoritos: Gabriele d’Annunzio e Frédéric Mistral. Ainda adolescente, iniciou sua carreira no magistério e começou a publicar poemas — entre eles, os célebres "Sonetos da morte", que lhe deram projeção internacional.

Primeira escritora latino-americana a receber o Prêmio Nobel de Literatura (1945), atuou na transformação dos sistemas educacionais na América Latina e ocupou cargos diplomáticos em diversos países. Sua obra, marcada pela dor, pela infância e pela justiça social, canta as crianças, as mulheres silenciadas e os povos originários das Américas.

Faleceu nos Estados Unidos em 1957, aos 67 anos, e foi sepultada em sua terra natal, com um epitáfio que traduz sua essência: “Fui feliz enquanto vivi em Montegrande. E depois já não o fui nunca mais.”

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com