Francisco Marques (Chico dos Bonecos)

Francisco Marques, conhecido como Chico dos Bonecos, é poeta e arte-educador. Trabalha desde o início da década de 80 com o resgate de brinquedos e brincadeiras antigas, incluídas nessa categoria os "brinquedos invisíveis", como histórias, contos, lendas e fábulas provenientes da literatura oral. Sua matéria-prima de trabalho parece ser a impalpável riqueza da oralidade brasileira, mesclada com o humor e o resgate da vontade de brincar.
Suas oficinas e performances para o público infantil são conhecidas nos quatro cantos do país. Chico anda pelas cidades brasileiras carregando duas maletas-baús, daquelas de caixeiro viajante, repletas de peças e objetos insólitos, como chapeuzinho de papelão, funil, chuveiro, parafuso de tampa de privada, fazendo a mágica de despertar a imaginação de plateias às vezes anestesiadas pelo cotidiano. Além disso, ele desenvolve também uma elaboração em torno da cultura da infância voltada para os educadores. Uma das expressões desse trabalho encontra-se no livro Muitas coisas, poucas palavras - A oficina do Professor Comênio e a arte de ensinar e aprender.

Para saber mais sobre o autor, acesse www.chicodosbonecos.com ou visite uma grande entrevista feita pela equipe do projeto "Memórias da Literatura Infanto-Juvenil", do Museu da Pessoa. Navegue na página do projeto e confira o conteúdo na íntegra.
A palavra de Chico dos Bonecos encontra-se também no Mapa do Brincar, criado pelo jornal Folha de S.Paulo. Chico é um dos dez especialistas entrevistados pelo jornal.

 
 
 

 

Home · Contato · Envio de originais · Onde comprar · Links · Mapa do site

© Editora Peirópolis. Todos os direitos reservados.   Orgulhosamente criado com Wordpress!