Anos velados – Release

Editora Peirópolis lança biografia em quadrinhos de Piero Bagnariol sobre Helena P. Blavatsky

A Editora Peirópolis lança, em três idiomas (português, inglês e italiano) Anos velados, volumes 1 e 2 da série Blavatsky (em e-book, 54 páginas, 28 reais cada), em que o quadrinista Piero Bagnariol narra os primeiros anos da vida da filósofa conhecida mundialmente como Madame Blavatsky.

Helena Petrovna Blavatsky (1831-1891) foi uma das personalidades mais enigmáticas do século XIX. Escritora, pensadora e viajante, pioneira na busca pelas filosofias e pelo esoterismo do mundo oriental, tinha personalidade excêntrica e provocadora. Seu desprezo pelas convenções sociais e a defesa das tradições de povos, como os hindus, sujeitos à doutrinação cristã durante a colonização britânica, causaram-lhe veementes ataques da mídia da era vitoriana, na medida em que sua influência e notoriedade aumentavam pelo mundo afora. Apesar de ser duramente criticada, influenciou pensadores e artistas como W. B. Yeats, Gandhi, Rudolf Steiner e Kandinsky.

Anos Velados é o fruto de três anos de pesquisa de Piero Bagnariol na literatura blavatskyana e parte de diversas biografias, algumas de seguidores, como A. P. Sinnet (Incidentes na vida de Madame Blavatsky, de 1886); outras de detratores, como Marion Meade (Madame Blavatsky: the woman behind the myth, 1980); até às mais recentes e ponderadas, como Madame Blavatsky: a mãe da espiritualidade moderna, de Gary Lachman (2012), documentos como o relato do encontro com Richard Burton, e outros.

Em vários momentos, Anos Velados remete às numerosas obras de autoria de Blavatsky, esotéricas ou não, de qualquer forma repletas de anedotas interessantes e divertidas. As datas e episódios retratados, salvo alguns expedientes narrativos, são precisos e procuram esclarecer, em particular, aquele período obscuro e deliberadamente confuso de sua história pessoal, conhecido como “os anos velados”. Narrada por Vera Jelihovsky, irmã de Blavatsky, a história vai de seu nascimento, em 1831, ao ano de 1871, pouco antes de sua aparição nos Estados Unidos, onde tornou-se uma figura pública com a fundação da Sociedade Teosófica e a publicação de seu primeiro livro, Ísis sem véu (1872).

A biografia em quadrinhos pretende ser um convite à leitura das obras desta escritora complexa e atual. Para os jovens, em particular, é um encorajamento para viver uma existência intensa, animada por um vigoroso interesse em desvendar as maravilhas da natureza. Como fez H.P. Blavatsky.

 

Adquira o e-book

Site da editora

Amazon

Kobo


Site da editora

Amazon

Kobo

 

Comentários à obra

“A vida de Helena Petrovna Blavatsky é uma das maiores histórias de aventura de todos os tempos. Mistério, romance, viagens a lugares exóticos, reuniões em sociedades secretas e mestres místicos: como dizem em Hollywood, ‘todos os ingredientes’. HPB, como ela gostava de ser chamada, fez mais no tempo de sua vida do que a maioria dos homens e certamente mais do que as mulheres do seu tempo poderiam sequer sonhar. No ápice de tudo isso, ela pregou uma filosofia espiritual que inspirou figuras tão diversas quanto Mahatma Gandhi e Thomas Edison, W. B. Yeats e Wassily Kandinsky, e seus seguidores trouxeram seus ensinamentos até os dias de hoje. O reconto ilustrado de Piero Bagnariol dos enigmáticos ‘anos velados’ é uma biografia imaginativa mais atraente do que a maioria dos registros sobre sua vida e certamente de leitura muito agradável; as ilustrações têm mais do que um toque de Herge, e deixam o leitor desejando mais. Nem Indiana Jones foi tão longe quanto ela!”

“The life of Helena Petrovna Blavatsky is one of the great adventure stories of all time. Mystery, romance, travel to exotic locations, meetings with secret societies and mystical masters: as they say in Hollywood,” it has everything!” HPB, as she liked to be called, did more in her lifetime than most men and certainly more than the women of her time could ever dream of. On top of this, she preached a spiritual philosophy that inspired figures as diverse as Mahatma Gandhi and Thomas Edison, W. B. Yeats and Wassily Kandinsky, and her followers carry on her teachings to this day. Piero Bagnariol’s illustrated re-telling of Blavatsky’s enigmatic “veiled years” is an imaginative biography more gripping than most accounts of her life and certainly more readable; the illustrations have more than a hint of Herge, and leave the reader wanting more. Indiana Jones couldn’t hold a candle to her.”

Gary Lachman, author of Madame Blavatsky: The Mother of Modern Spirituality

“Blavastky descortinou, a seu modo, os véus (de Ísis) para um esoterismo sem retorno e que ajudou a engrossar a quantidade de almas espelha seu pensamento de que o universo é uma combinação caótica de milhares de elementos, ao mesmo tempo em que contém a chave para a expressão de um simples ser, um simples espírito! E assim foi sua vida: cheia de reentrâncias, reviravoltas, viagens e aspectos complexos (poderes psíquicos inclusos), numa busca interna de seu ser, mas desbravando tudo e comungando seus escritos – como qualquer espiritualista – desejando compartilhar as descobertas para ampliar a vida da humanidade no universo!

É assim que esta obra de Bagnariol faz jus à magnificência da pensadora russa e vai além, como ela mesma viveu…com as belas imagens e liberdades criativas, baseadas em estudos biográficos de Blavastky, além dos limites de ser mulher, e por isso, não se sujeitou a um casamento, singrando caminhos pela liberdade às buscas interiorizadas que um casamento impediriam. Cada ser é um universo, ainda mais quando este ser trata do espírito humano em consonância com o cosmo. É assim que viveu Blavastky e deixou seu legado aos que creem (ou aos que duvidam). É assim que se faz presente esta magistral obra de Bagnariol! Leiam, e ampliem seus dons…até mesmo os psíquicos!”

 Gazy Andraus, professor e pesquisador na área de poéticas artísticas e quadrinhos, é autor de artigos e livros acadêmicos e HQs e fanzines sobre a  temática fantástico-filosófica.

 

Clique para fazer download do folheto de divulgaçãoHPB_disseram_A4_RB

 

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com