Anos velados : Helena Blavatsky em português

Anos Velados é uma biofantasia que combina elementos da Morfologia do conto maravilhoso de Vladimir Propp com uma meticulosa pesquisa das biografias de Helena Blavatsky e de suas obras, esotéricas ou não, de qualquer forma repletas de anedotas interessantes e divertidas. As datas e os episódios retratados, salvo alguns expedientes narrativos, são precisos e abordam, em particular, aquele período obscuro e deliberadamente confuso de sua história pessoal, conhecido como os anos velados. Narrada por Vera Jelihovsky, irmã de Helena, a história abrange o período de seu nascimento, em 1831, ao ano de 1871, pouco antes de sua aparição nos Estados Unidos, onde tornou-se uma figura pública com a fundação da Sociedade Teosófica e a publicação de seu primeiro livro, Ísis sem véu (1877).

Helena Petrovna Blavatsky (1831-1891) foi uma das personalidades mais enigmáticas do século XIX. Escritora, pensadora e viajante, foi pioneira na busca pelas filosofias e pelo esoterismo do mundo oriental. Atrevida, excêntrica e provocadora, seu desprezo pelas convenções sociais e sua defesa das tradições de povos como os hindus, sujeitos à doutrinação cristã durante a colonização britânica, causaram-lhe veementes ataques da mídia da era vitoriana, na medida em que sua influência e notoriedade aumentavam pelo mundo afora. Apesar de sofrer duras críticas, influenciou pensadores e artistas como W. B. Yeats, Gandhi, Rudolf Steiner e Kandinsky.

Este romance biográfico pretende ser um convite para a leitura das obras dessa escritora complexa e atual. E, para os jovens, em particular, um encorajamento para curtir uma existência intensa, animada por um ardente interesse em desvendar as maravilhas da natureza. Como fez H. P. Blavatsky.

Piero Bagnariol nasceu na Itália e veio para o Brasil com vinte anos, em 1992. Quadrinista e grafiteiro, é um dos fundadores da revista Grafitti 76% quadrinhos, que edita desde 1995, e autor do álbum Um dia uma morte, com roteiro de Fabiano Barroso, e Guia ilustrado de graffiti e quadrinhos, com outros colaboradores.  Em parceria com seu pai, o médico Giuseppe Bagnariol, grande conhecedor d’A Divina Comédia, abraçou o desafio de transpor a obra de Dante Alighieri para os quadrinhos, publicada em 2011 pela coleção Clássicos em HQ. Posteriormente, com Tereza Virgínia Barbosa, lançou-se na tradução por imagens diretamente do grego de obras clássicas, como a Odisseia, de Homero, que saiu mesma coleção. Recentemente, publicou Anos velados, biofantasia em quadrinhos sobre a primeira fase da vida de Helena Petrovna Blavatsky (1831-1891), e prepara para breve a quadrinização tragédia Orestes, de Eurípedes (408 a.C).

 

eBooks: Anos Velados 1

eBooks: Anos Velados 2

 


Que tal visualizar uma amostra dessa e de outras obras, para conhecer antes de comprar?

Clique aqui para saber como ler a amostra desse livro

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com