Mesma nova história - Editora Peirópolis

Mesma nova história

Conheça a versão narrada do livro “Mesma nova história”

Por Mafuane Oliveira, no canal do Chaveiroeiro

 

 

A Fundação Cultural de Balneário Camboriú apresenta

Lançamento do livro “Mesma nova história”

O que pode florescer da convivência entre uma velhinha que está perdendo a memória e um menino que só pensa em jogos eletrônicos?

O livro “Mesma nova história” tem sua primeira versão escrita em 2008 por Everson Bertucci. Três anos depois, Mafuane Oliveira incorpora ao seu repertório de contação de histórias e passa a apresentá-la por diversos espaços culturais da Região Sudeste.

Ao ouvir a história, João Vaz se apaixona e começa a fazer as ilustrações deste livro que tem como protagonistas uma avó e um neto, numa trama de esquecimento e memória, cuidado e abandono, mas sobretudo de amor à arte de narrar histórias.

De tanto contar, Mafuane foi acrescentando traços da oralidade ao trabalho e, em 2018, a convite de Everson, passou a assinar o texto, inclusive trazendo elementos biográficos de sua avó baiana, que de fato teve 20 filhos.

Clique aqui para comprar o livro

Conheça os autores

Everson Bertucci é Professor de Arte, mora em Santa Catarina numa casa que tem uma portinha arco-íris onde as histórias podem passar livremente, brincar com seus gatos e saborear as delícias de sua amoreira.

Mafuane Oliveira é arte-educadora, contadora de histórias, dona do “Chaveiroeiro” instrumento mágico que abre as portas de todas as histórias e corações.

Juão Vaz experimenta diversas expressões audiovisuais, graças ao seu interesse artístico. Viagens, literatura, relações e inventividades movem seus interesses.

 

Participe das atividades

Escrevivências e Memórias Coletivas

9 de agosto de 2021 (segunda-feira), às 19h (ONLINE)

A oficina pretende por meio do exercício da narração de histórias e atividades de escrita contribuir no fortalecimento da construção da identidade pessoal e na ressignificação do papel da memória coletiva das participantes.

Público Alvo: Acima de 18 anos, narradores de histórias, educadores e público em geral.
Vagas: 25
Entrada gratuita (com certificado de participação)

OFICINA ENCERRADA

 

 

Pré-lançamento em Balneário Camboriú

11 de agosto de 2021 (quarta-feira) – Atividades presenciais

  • 10h – “Entre Livro e o Leitor”: roda de Conversa com os autores, partilha do processo criativo e narração de histórias com alunos do 4º ano em escolas.
  • 14h30 – Entrega dos livros em Centros Culturais, na Secretária de Educação e nas Bibliotecas Públicas

 

 

Lançamento nacional do livro

20 de agosto de 2021 (sexta-feira), às 19h (ONLINE)

Assista a gravação

Neste dia especial será transmitido um bate-papo com os autores do livro Mesma nova história, mediado pela contadora de histórias Samara Rosa. Acontecerá pelo YouTube, com acesso livre a todos.

Vamos saber mais sobre o processo de criação: a história foi imaginada por Everson Bertucci, temperada pelos muitos recontos da narradora Mafuane Oliveira, e enfim registrada pelas cores das lembranças de João Vaz. Como toda história, mesmo se contada várias vezes, ela pode ser sempre nova!

 

Culturas Afro-Ameríndias na escola

Roda de Conversa sobre Educação Étnico Racial

23 de agosto de 2021, às 19h (ONLINE)

O objetivo da roda de conversa é promover uma reflexão sobre os desafios e responsabilidades de narrar histórias de culturas africanas, afro-brasileiras e indígenas. Compartilhar bibliografias saberes e práticas que possibilitem fundamentação teórica para projetos e sequências pedagógicas que contribuam na implementação das leis 10.639 e 11.645.

Público Alvo: Educadores da educação infantil e fundamental I.
Vagas: 35
Entrada gratuita (com certificado de participação)
A oficina acontecerá pela plataforma Zoom (o link será enviado por email após a inscrição).

OFICINA ENCERRADA

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com