PNLD 2020 - I-Juca Pirama em quadrinhos - Editora Peirópolis
Close
Brasil, 05433-000, São Paulo Girassol, 310

PNLD Literário 2020

PNLD Literário 2020 – Livro selecionado

ESTA PÁGINA REÚNE O MATERIAL COMPLEMENTAR À INSCRIÇÃO DO LIVRO I-Juca Pirama em quadrinhos NO EDITAL DO PNLD LITERÁRIO 2020.

CATEGORIA 2
8º e 9° anos do
Ensino Fundamental

CÓDIGO 0068L20606

CATEGORIA 2
Obra literária voltada para estudantes do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental
TEMA>> Sociedade, política e cidadania; diálogos com a história e a filosofia
GÊNERO LITERÁRIO>> Livros de imagens e livros de histórias em quadrinhos

I-Juca Pirama em quadrinhos

AUTOR: GONÇALVES DIAS,SILVINO
ILUSTRADOR: SILVINO

O poema épico de Gonçalves Dias, em uma versão em quadrinhos, assinada pelo quadrinista Silvino, resultando em um exemplar que permite a consolidação de dois gêneros literários: o poema e a história em quadrinhos. O grande destaque da obra reside no projeto gráfico editorial, que demonstrou bastante interação com o quadrinista na elaboração da obra. O texto original foi mantido e os versos consolidados nos quadrinhos, garantiram o ritmo e musicalidades evocados pelo poema. A obra constitui-se num exemplar de qualidade na formação do leitor literário, oportunizando a discussão de temas, como as visões apresentadas na obra e as representações dos indígenas nas obras literárias, em especial, no romantismo brasileiro.

MATERIAL AUDIOVISUAL
MANUAL DO PROFESSOR
Espiar o livro
Sobre os autores

Gonçalves Dias

Antônio Gonçalves Dias (1823-1864) nasceu no Maranhão, filho de um comerciante português e de uma mestiça. Teve pouca convivência com sua mãe biológica, pois seu pai abandonou-a e levou-o consigo. Com a morte do pai, ele contou com sua madrasta para ajudá-lo a realizar o projeto de estudar em Coimbra. Em Portugal, precisou contar ainda com a ajuda de colegas para conseguir concluir o curso de Direito. Nessa mesma época tomou contato com a primeira geração do romantismo português, que mais tarde influenciaria seus poemas. De volta ao Brasil, radicou-se no Rio de Janeiro, onde lecionou latim, história e participou da fundação da revista Guanabara. Nomeado oficial da Secretaria dos Negócios Estrangeiros, voltou para a Europa em missões de estudos e pesquisas. Em seguida desenvolveu a mesma atividade no Brasil, como chefe da Comissão Científica de Exploração que viajou pelos rios Madeira e Negro. Dessas viagens nasceu o Dicionário da Língua Tupi, que atesta o seu conhecimento e envolvimento com a cultura indígena. Da produção poética, seus Primeiros Cantos (1847) receberam resenha elogiosa de Alexandre Herculano. I-Juca Pirama faz parte dos Últimos Cantos, publicados em 1850. Sua obra chegou a ser editada na Alemanha, inclusive o dicionário tupi. Seu poema mais popular – Canção do exílio – foi escrito numa viagem à Coimbra em 1862. Gonçalves Dias morreu dois anos depois, aos 41 anos de idade, em um naufrágio próximo à costa maranhense.

Silvino

Laerte Silvino – Silvino, como assina seus trabalhos – nasceu em Recife (PE), cursou geografia e, após viajar por várias áreas exóticas do país, resolveu se dedicar à ilustração e aos quadrinhos, trocando assim a liberdade das paisagens pelas quatro paredes de seu estúdio. Desde esse dia ilustrou para alguns jornais em Pernambuco e, atualmente, para alguns jornais do Nordeste; também ilustra e faz quadrinhos com frequência para revistas de circulação nacional e livros infantis, juvenis e didáticos. Seus trabalhos podem ser conhecidos no site www.laertesilvino.com.br .

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com