Projeto Quixote

O PROJETO QUIXOTE

O Projeto Quixote é uma Oscip que atua desde 1996 com a missão de transformar a história de crianças, jovens e famílias em complexas situações de risco, por meio de atendimento clínico, pedagógico e social integrados, gerando e disseminando conhecimento.

Para enfrentar todos os dragões dessa empreitada, o Projeto Quixote aposta na arte, na educação e na saúde como formas de aproximação e vínculo com esse público. A estratégia é construir alternativas para os desafios cotidianos de sua vida – a violência, o abandono, a falta de referências e o abuso de drogas – por meio de oficinas artísticas e ações clínicas e sociais, em que criatividade, afeto e expressão caminham sempre juntos.

O Projeto Quixote atua nas áreas de inclusão social, educação e saúde nas seguintes frentes:

 

Atendimento

Com estratégias lúdicas, são construídos vínculos afetivos que possibilitam o surgimento espontâneo de demandas, respondidas por uma equipe multidisciplinar. A frente de Atendimento é dividida em cinco programas:

Programa Pedagógico – Oficinas pedagógicas artísticas e lúdicas como graffiti, dança, música, teatro, culinária, esportes, informática, criatividade, leitura, jogos e brincadeiras, leitura e escrita, capoeira, karatê e acompanhamento escolar.

Programa Clínico – Atendimento em psicologia, psiquiatria, pediatria, fonoaudiologia, terapia ocupacional, clínica médica, psicopedagogia e serviço social, sendo referência em abuso de drogas, saúde mental, violência e abuso sexual.

Programa Atenção à Família – Atendimento psicossocial e geração de renda para familiares dos atendidos por meio da produção e venda de produtos artesanais.

Programa de Educação para o Trabalho

> Quixote Jovem: formação em competências básicas para o mundo do trabalho em oficinas de cidadania, comunicação, projetos e informática.

> Agência Quixote Spray Arte: formação e geração de renda por meio do graffiti.

Refugiados Urbanos – Atendimento a crianças e adolescentes em situação de rua, visando o rematriamento, o retorno a sua comunidade de origem.

 

Formação e Pesquisa

Estudar a prática para produzir conhecimentos e subsidiar políticas públicas voltadas a crianças, jovens e famílias em situação de risco. Por meio de cursos, supervisões, consultorias e publicações para técnicos e educadores sociais de todo o Brasil, procuramos trocar e multiplicar os aprendizados.

Em mais de vinte anos de atividades, o Projeto Quixote já atendeu cerca de 14 mil pessoas, sendo mais de 227 mil atendimentos a crianças, adolescentes e famílias.

Por ano, são atendidas em média 1,5 mil pessoas e realizados 20 mil atendimentos.

Aproximadamente 4 mil educadores e técnicos já passaram pelas ações da área de Formação e Pesquisa.

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com