Teca Alencar de Brito e os brinquedos cantados

Teca (Maria Teresa) Alencar de Brito dedica-se à educação musical desde 1974. É doutora e mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, bacharel em piano e licenciada em Educação Artística (habilitação em Música). Professora e pesquisadora no Departamento de Música da ECA-USP, criou, há 34 anos, a Teca Oficina de Música, núcleo de educação musical em São Paulo voltado à formação de crianças, jovens e adultos.

Produziu sete CDs documentando o trabalho musical desenvolvido com crianças e adolescentes (Canto do povo daqui, Cantos de vários cantos, Nós que fizemos, Música pra todo lado, Um bolo? musical, Ondas e Passarinhada e outros voos). ? autora dos livros Música na educação infantil: propostas para a formação integral da criança, Koellreutter educador: o humano como objetivo da educação musical, Hans-Joachim Koellreutter: ideias de mundo, de música e de educação e dos livros-cd Quantas músicas tem a música? ou Algo estranho no museu! De roda em roda: brincando e cantando o Brasil, todos pela Editora Peirópolis, além de capítulos de livros e vários artigos na área da Educação Musical.

É membro do Fórum Latino-americano de Educação Musical (FLADEM), tendo sido representante nacional do movimento e também vice-presidente do FLADEM Internacional. Lançou em 2019 o livro Um jogo chamado música: escuta, experiência criação, educação, pela Peirópolis e o Instituto Arte na Escola.

 

“Estudar música é abrir a escuta para instrumentos nem tão conhecidos e provocar na gente outras sensações. É também um convite para se aproximar do outro. E as crianças são seres musicais, sensíveis e receptivos. Amplia tudo: a capacidade de criação e integra corpo e mente, fundamental para se tornar um ser humano completo.” — Teca Alencar de Brito

 

 

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com