Terra de cabinha – Conteúdo complementar

No livro Terra de cabinha: pequeno inventário da vida dos meninos e meninas do sertão, da jornalista Gabriela Romeu, você vai conhecer de perto as brincadeiras das crianças do Vale do Cariri, suas histórias e causos, encantarias e adivinhas, tradições e costumes, brinquedos e brincadeiras.

Enquanto lê o livro, você pode aproveitar os áudios e vídeos com depoimentos e minidocumentários sobre esse rico universo.

Maara: ouça a história contada por um cabinha!

Ouça uma canção do reisado.

Escute Dona Jesus entoando uma cantiga de ninar.

Ouça mestre Cirilo falando do maneiro-pau

Acesse para ver como Jacaré e seus amigos brincam!

Assista a uma batalha de pião!

Quer conhecer mais sobre Dó e Butico?

Conheça mais relatos das Caboclinhas

Conheça aqui a tradição no Cariri.

Acompanhe as palhaçadas do Mateu

Conheça as brincadeiras da mestre Bizunga!

Acesse para ver os cabinhas brincando de vaquejada!

 

 

 

 

4 Comments

  • Miriam Rocha Posted 9 de agosto de 2016 16:03

    Acabo de receber a obra Terra de Cabinha e estou completamente encantada com a riqueza do repertório levantado sobre a infância no Cariri. Já estive trabalhando na região e a obra retrata, minuciosamente, a infância… Onde existe infância genuína. A poética do inventário é a marca registrada que encontro nas obras editadas pela Peirópolis. A autora, ilustradora e fotógrafo oferecem rico material cultural sobre as “encantarias” (adorei o termo) da infância!

    • RFAB Posted 16 de agosto de 2016 14:10

      Miriam, ficamos muito felizes que a encantaria tenha surtido esse efeito em você! E muito felizes também por você reconhecer uma linha mestra nas nossas escolhas editoriais! Grande abraço!

  • Camila Lima Martin Posted 19 de outubro de 2020 15:20

    Li em uma única sentada, pois a obra é de uma leveza e uma belezura que não te permitem parar. Depois levei mais alguns dias vendo e revendo me deliciando com a poética e a potência dessa obra.

  • Francineide Ferreira Posted 24 de novembro de 2020 20:41

    Como podemos ser feliz com coisas tão simples, consigo ver a felicidade nos olhos dessas crianças com brincadeiras tão simples. Fico imensamente feliz de ver essa cultura. De cantar, inventar bricadeiras. Penso que antes das tecnologias as crianças eram mais felizes. Hoje elas ficam muito presa no mundo virtual

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com