A viagem de Hanno & Ganda - Editora Peirópolis

 

Tadeu Sarmento

Tadeu Sarmento nasceu em Recife/PE em 4 de março de 1977, tem 47 anos e é casado. Estudou Filosofia na USP. É escritor e UX Writer. Pernambucano, mora em Belo Horizonte há vários anos. Autor de Associação Robert Walser para sósias anônimos e E se Deus for um de nós?, entre outros 15 livros. Em 2017, conquistou o 13º Prêmio Barco a Vapor, com o juvenil O Cometa é um Sol que não deu certo, publicado pela Edições SM. Em 2023, foi a vez do Meu Amigo Pedro (Vencedor do Prêmio Biblioteca Nacional 2023 e publicado pela Abacatte Editorial). A Viagem de Hanno e Ganda é seu livro de estreia da Peirópolis

 

Samuel Casal

Samuel Casal nasceu em 1974, em Caxias do Sul, RS, mas reside em Florianópolis, SC, desde 1998. Trabalha como artista visual desde 1990 e ilustrou diversas publicações nacionais e internacionais, e foi vencedor de oito troféus HQMIX (Museu de Artes Gráficas Brasileiro). Casal desenvolveu inicialmente seu trabalho em ambiente digital, até que em 2003 decidiu também se dedicar a técnicas tradicionais da gravura, como a xilogravura, entre outras, tendo seus trabalhos publicados e expostos no Brasil e no Exterior. Em 2013, recebeu o Prêmio Jabuti e Menção Honrosa na Bienal Brasileira de Design Gráfico. Seus trabalhos com relevo e pintura em grandes formatos já integraram espaços como a loja conceito da marca Nike no RJ, e também a abertura da novela Velho Chico (Rede Globo). Sempre pesquisando mídias diferentes para a expressão do seu trabalho, o artista atualmente se dedica também a arte da pintura em cerâmica, sempre conjugando técnicas variadas através da experimentação dos materiais

Estúdio Arado | Projeto Gráfico

“A Viagem de Hanno e Ganda” é uma história que entrega ao leitor dois grandes momentos. A forma como Sarmento conduz o enredo, revelando gradualmente a personalidade, os detalhes históricos e a essência dos personagens, foi fundamental nas decisões e escolhas para o projeto gráfico deste livro.

Nossas referências iniciais foram históricas, inspiradas no pensamento e nas proporções das páginas caligrafadas dos bestiários, que possuem margens fartas. Seguindo essa linha, optamos pelo uso de capitulares desenhadas à mão especialmente para o projeto, conferindo um toque artesanal e único às primeiras letras de cada capítulo. Esse recurso também está intimamente ligado às iluminuras ornamentadas, comuns nos antigos livros medievais.

Em relação à mancha de texto, diferente dos bestiários e das primeiras páginas compostas em tipografia com caracteres em estilo gótico, que possuem uma mancha gráfica mais densa e presente, optamos por dar leveza às páginas.

Utilizamos um entrelinhamento mais generoso, que contrasta com as ilustrações de Samuel Casal, as quais carregam uma densidade e presença marcantes ao longo das páginas.

No que diz respeito às cores, a paleta se restringiu ao preto e ao vermelho. Binômio que também se refere à figura dos dois personagens e, claro, aos dois grandes momentos da narrativa. Essa escolha não só reforça o caráter histórico e clássico do livro, afinal foram as duas principais cores da gênese da escrita, dos livros e da imprensa, mas também evoca a força e a intensidade dos temas abordados.

Por fim, o livro faz um convite à reflexão sobre como nós, humanos, convivemos com a nossa natureza e com todos os seres vivos que habitam o planeta Terra. Nosso desafio foi, portanto, traduzir a essência do escrito e as referências históricas citadas por Sarmento em um design gráfico que respeitasse e amplificasse a narrativa

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com