Lalau e Laurabeatriz: a poesia que vem da natureza

 

Lalau é paulista, nasceu no bairro do Cambuci em 1954, e seu nome verdadeiro é Lázaro Simões Neto. Formado em Comunicação Social, trabalha com criação publicitária e projetos literários especiais. Começou a escrever poesia para crianças a partir de 1994, incentivado pelo seu grande mestre José Paulo Paes. Já publicou mais de duas dezenas de títulos em diversas editoras, sempre em parceria com a ilustradora Laurabeatriz. A preocupação com o meio ambiente está presente em quase toda a obra da dupla, que publicou, também pela Editora Peirópolis, inaugurando a coleção Bicho-Poema, o livro Boniteza Silvestre, considerado pela revista Crescer um dos 30 melhores títulos infantis publicados em 2007.

História dele no Museu da PessoaEntrevista para Revista CrescerO começo na literatura infantil, para TempoJunto

Laurabeatriz, carioca que adotou São Paulo, é artista plástica apaixonada pela natureza. Participou de várias exposições com seus desenhos, xilogravuras e pinturas, foi redatora publicitária, crítica de cinema da Folha da Tarde e ilustradora de jornais e revistas. Até que se encontrou com Lalau, quando iniciou, em sua parceria, uma longa e prolífica obra infantojuvenil com ênfase nas riquezas naturais do nosso Brasil. Laura é verdadeiramente engajada em várias campanhas para a proteção de animais, como as baleias, os tigres, os ursos, os tubarões, as focas, as onças, os cachorros que não têm dono, os bichinhos abandonados. É contra as touradas, a indústria das peles, os rodeios, o tráfico de animais, enfim, está sempre em defesa de todos os que estiverem ameaçados.

Entrevista para Revista CrescerO processo de ilustração, para TempoJuntoComo é ilustrar para o público infantil, para TempoJunto

A parceira entre Lalau e Laurabeatriz começou em 1994. Desde então, a produção já ultrapassou os 40 títulos, muitos deles altamente recomendados pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil. O principal tema que permeia as obras da dupla é o meio ambiente. “Nesse mundo em que vivemos hoje, planeta Terra, é impossível não nos preocuparmos muito com o meio ambiente. Usar esse tema em nossos livros não deixa de ser uma maneira de lutar para melhorar a vida do nosso planeta”, explicou a ilustradora em uma entrevista para o site Educar para Crescer, em 2010.

Brincar é…Como funciona o trabalho em parceria?, para TempoJuntoNo sofá com o QuindimEntrevista completa para TempoJuntoÁrvores do Brasil, no Coisas da LaraBelezura Marinha, em Dia de Leitura
Conheça os títulos da dupla, publicados pela Peirópolis:

BONITEZA SILVESTRE

Neste livro liricamente engajado, Lalau faz poesia para os animais que o homem ameaça com sua cobiça. São onze bichos-poemas lindamente ilustrados por Laurabeatriz, numa verdadeira reverência à biodiversidade brasileira. Além disso, a coleção inclui um divertido jogo de cartas com as imagens dos animais: o Jogo do Bicho-poema.

Compre o Boniteza silvestreProposta pedagógica da coleção Bicho-Poema

 

Faz parte da primeira coleção de livros “verdes” do Brasil. Dedicada ao público infantojuvenil, seus primeiros dois volumes são livros de poesia sobre animais silvestres vítimas do tráfico. Além de um encarte pedagógico e um baralho com as imagens dos bichos, os dois volumes são impressos em papel certificado pelo FSC, em gráficas que fazem parte da sua cadeia de custódia, Livre de Carbono/Carbon Free, e cujos direitos autorais foram em parte doados à Renctas – Rede Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Silvestres, parceira na iniciativa.

 

RIMAS DA FLORESTA

José Santos homenageia a natureza e conscientiza os pequenos leitores sobre a possível extinção de algumas espécies com onze bichos-poemas irreverentes e ricamente ilustrados por Laurabeatriz.

Compre o Rimas da floresta

Proposta pedagógica da coleção Bicho-Poema

 

Faz parte da primeira coleção de livros “verdes” do Brasil. Dedicada ao público infantojuvenil, seus primeiros dois volumes são livros de poesia sobre animais silvestres vítimas do tráfico. Além de um encarte pedagógico e um baralho com as imagens dos bichos, os dois volumes são impressos em papel certificado pelo FSC, em gráficas que fazem parte da sua cadeia de custódia, Livre de Carbono/Carbon Free, e cujos direitos autorais foram em parte doados à Renctas – Rede Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Silvestres, parceira na iniciativa.

 

BELEZURA MARINHA

Lalau e Laurabeatriz homenageiam algumas das maravilhas do litoral brasileiro no terceiro livro da coleção Bicho-Poema, a primeira de livros infantojuvenis verdes. Mamíferos e quelônios ameaçados de extinção, além de terem inspirado seus versos e traços, são alvo de importantes projetos de conservação da biodiversidade marinha que apoiaram a publicação.

Compre o Belezura marinha

 

FORMOSURAS DO VELHO CHICO

Quanta gente, quantos animais e quantas histórias vivem nas margens e nas águas do São Francisco? As belezas e mistérios desse rio tão grande, importante e maravilhoso encantam Lalau e Laurabeatriz. E, assim, o querido Velho Chico virou poesia e desenhos coloridos.

Compre o Formosuras do velho Chico

 

PASSARINHOS DO BRASIL

Lalau e Laurabeatriz são apaixonados pelos passarinhos. Por isso, resolveram fazer um livro todinho só para essas criaturas mágicas da natureza. São dezenas de passarinhos que vieram das diferentes regiões do nosso país: mata atlântica, floresta amazônica, cerrado, caatinga, pantanal e pampas. Cada um com sua alma colorida e um poema no bico! Há andarilho, lavadeira, soldado, freira, cardeal, papa, príncipe, capitão e rei, marias e pedros colorindo os céus, alegrando o vento, povoando os biomas do Brasil. As cores e roupagens, o canto e a personalidade de mais de quarenta aves brasileiras, cantadas nos poemas de Lalau e na exuberância do desenho de Laurabeatriz, em seu sexto livro lançado pela Peirópolis.

Compre o Passarinhos do Brasil

 

ÁRVORES DO BRASIL

Árvores do Brasil apresenta algumas das árvores mais importantes do nosso país. É uma homenagem a essas verdadeiras maravilhas da natureza que nos dão sombra e frutas, evitam que a erosão acabe com nossos rios, oferecem abrigo e alimento aos bichos e passarinhos, ajudam a retirar poluentes do ar que respiramos e deixam a vida mais bonita e florida. Lançado em 2011, no Ano Internacional da Floresta, o livro é um grande e colorido desfile de quinze espécies de árvores, três de cada bioma brasileiro: pau-brasil, araucária, jequitibá, ipê-do cerrado, buriti, jatobá-do-cerrado, juazeiro, mulungu, umbuzeiro, ipê-roxo, jenipapo, pau-formiga, castanheira-do-pará, piquiá e mogno. Cada árvore ganhou um poema, uma ilustração e a companhia de um bicho que mantém alguma relação de vida com ela: alimenta-se das frutas e folhas, procura abrigo, ajuda a espalhar sementes ou caça insetos que vivem nos troncos. No final, o livro traz nomes científicos e textos sobre a altura que podem atingir, principais características e usos das madeiras, como os frutos são consumidos pelo homem, problemas que enfrentam na natureza e outras informações.

Compre o Árvores do Brasil

 

JAPONESINHOS

Em Japonesinhos, o poeta Lalau e a artista plástica Laurabeatriz emprestam mais uma vez seus talentos e instrumentos para unir poesia e desenho na criação de um livro em que reina a natureza. Os “japonesinhos” a que se refere o título são 11 animais da fauna japonesa, muitos deles bem diferentes para os habitantes dos trópicos, entre eles, a salamandra gigante e o macaco do Japão, o cachorro raccon e o originalíssimo esquilo voador. Com a tradução dos nomes dos animais para o japonês e um pequeno texto informativo sobre cada um, o livro é uma homenagem da Editora Peirópolis aos 100 anos da imigração japonesa no Brasil.

Compre o Japonesinhos

 

 

 

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com