Tamara Klink e suas travessias - Editora Peirópolis

Tamara Klink e suas travessias

Tamara está deitada em um deck de madeira, no porto, ao lado de seu barco

Conheça mais sobre Tamara Klink

Tamara utilizando um binóculos em seu barcoTamara Klink é uma jovem navegadora, escritora e comunicadora brasileira. Os estudos em arquitetura iniciados na Universidade de São Paulo a levaram para a França, onde cursou um Master na École Supérieure d’Architecture de Nantes, e se especializou em arquitetura naval.

Filha de Amyr Klink e Marina Bandeira Klink, o mar sempre esteve presente em sua vida. Uma de suas viagens com os pais e com as irmãs, levou à publicação de seu primeiro livro: Férias na Antártica, junto com as irmãs.

Como escritora e comunicadora, a escrita de Tamara nasce em diferentes suportes, tanto nos diários que leva consigo nas viagens, quanto no meio digital, em textos publicados no Instagram.

Primeiro livro

Capa do livro Férias na AntárticaSeu primeiro livro foi o Férias na Antártica, publicado em 2010 com suas irmãs, Laura e Marina, ainda muito adotado em escolas de todo o Brasil. Com elas, já realizou mais de 200 palestras, em escolas públicas e privadas, empresas, universidades e festivais para públicos de todas as idades.

Amyr Klink comenta a viagem com as filhas:

“Em fevereiro de 2006, concluímos a nossa primeira viagem antártica com as crianças a bordo. Experiência que surpreende: a de comandar filhos próprios e de terceiros num ambiente borbulhante, pouco previsível, onde se pode conhecer e aprender ininterruptamente. Imaginei que seria uma bela experiência para tão inquietas e curiosas criaturas. Foi. Não imaginei o quanto seria importante, para nós adultos, o ofício de, ao ensinar, aprender.” – Amyr Klink

Novos lançamentos

O livro Um mundo em poucas linhas, de Tamara Klink, apresenta poemas e textos em prosa poética sobre viagens variadas que Tamara fez desde criança com sua família, além de reflexões sobre a vida, a adolescência, os amores, o desenvolvimento e as muitas experiências de deslocamento e travessias: as que envolveram viagens propriamente ditas e aquelas que todos nós fazemos ao crescer e nos lançar na vida.

Os textos de gêneros diferentes conversam entre si e mostram o caminho nem sempre linear da autora em seu processo de amadurecimento, sem seguir uma ordem cronológica, mas sim afetiva, daquilo que foi vivido.

Capa do livro Mil Milhas, de Tamara KlinkO livro Mil Milhas, de Tamara Klink, revela, por meio do relato de viagem, poemas e desenhos, os sentimentos, as descobertas, as dúvidas, os riscos e os acertos vividos pela jovem navegadora, quando, aos 23 anos, resolve empreender a sua primeira viagem em solitário em um veleiro que parte da costa da Noruega e viaja até a França.

Embora tenha se preparado para essa empreitada ao longo da vida, a decisão de realizar essa viagem acontece de forma um tanto súbita e traz muitos desafios para Tamara.

Todo o processo, que envolve o planejamento da viagem, a compra do barco e a sensação de tê-lo, as dificuldades e receios das primeiras saídas, a intimidade que vai sendo construída entre a navegadora, a Sardinha (nome dado ao barco) e o mar do norte, os sustos e as conquistas são compartilhados com o leitor.

Crescer e Partir

Há certamente um caráter épico nesta aventura, contudo Tamara não demonstra receio de compartilhar aquilo que nos une como seres humanos: os medos, aflições, anseios, e especialmente, o desejo.

Por meio de suas reflexões pessoais e íntimas sobre a coragem, o medo, a viagem em solitário, a navegação feminina, as relações com a sua origem familiar e os afetos envolvidos no seu crescimento e desenvolvimento, o leitor perceberá que são muitas as viagens contidas neste livro.

A decisão de compor um box com os dois títulos – Um mundo em poucas linhas e Mil Milhas – possibilita ao leitor navegar por diferentes momentos, linguagens e experiências vividas e registradas por Tamara Klink. O caminho a ser feito na leitura fica nas mãos do leitor, que elege por onde deseja começar a ler e seguir adiante.

Como os cadernos que Tamara vai preenchendo com seus escritos e desenhos, os livros têm o formato de pequenos diários, conferindo um aspecto de intimidade e proximidade com a autora.  Abrir cada um deles é como entrar no mundo de Tamara e estar com ela em suas travessias.

Viagens e travessias

Vista do mar do Norte, a partir do barco de TamaraNos relatos de navegação da Tamara, seja em vídeo, desenho, diário ou poema, ela divide seu crescimento, descobertas  e inspira jovens a acreditar nos seus sonhos, respeitar o oceano e a assumir o comando das suas travessias.

Em Setembro de 2020, aos 23 anos, Tamara Klink faz sua primeira viagem em solitário, percorrendo o mar do Norte num pequeno veleiro chamado Sardinha. Agora, em Agosto de 2021, fará uma travessia ainda mais desafiadora: cruzará o Atlântico, da França, até Recite, no Brasil – o que levará aproximadamente 3 meses.

Com a hashtag #LongeJuntas ela conta: “Gosto de usar essa hashtag para lembrar que nunca estamos sozinhas. Quando uma mulher realiza um feito, ela abre portas para que outras possam sonhar”.

Tamara está guiando o motor seu barco à vela

1 Comment

  • Verônica Marcellos Posted 7 de novembro de 2021 03:38

    Sua historia é inspiradora

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com