Coleção “E eu com isso?”

A especialização do saber, a despeito de ter possibilitado o acúmulo de conhecimento em todas as áreas, acabou por promover a desconexão entre elas. Com isso, a ciência, envolta em jargões e processos de grande complexidade, ficou muito distante das pessoas “comuns”; e essas, por sua vez, estão muito distantes da tomada de decisões políticas que envolvem, por exemplo, a questão do impacto da construção civil sobre o clima. Afinal, elas “não são especialistas”, nada entendem de engenharia.

Para agravar mais a situação, no contexto mundial do neoliberalismo, em que ciência e mercado andam de mãos dadas, o conhecimento gerado, além de se tornar propriedade intelectual de poucos, tornou-se também a justificativa para interesses empresariais. Justificativa, essa, que em geral as pessoas não têm como rebater. Afinal, os argumentos não são acessíveis a todos.

Reduzidos ao status de meros “consumidores” e “clientes”, nem sequer conscientes do que significa a dimensão de “contribuintes”, homens e mulheres contemporâneos às vezes parecem confirmar as profecias da ficção científica, como em “Fahrenheit 451” e seu mundo de respostas prontas em que é proibido questionar.

Nas últimas décadas, algumas ações vêm sendo adotadas no sentido de reconectar os saberes, promovendo também a reconexão das pessoas com o mundo que os produz e os detém, e com isso despertando a capacidade de correlacionar idéias e pensar por conta própria. A introdução dos “temas transversais” no ensino pelo Ministério da Educação é um sinal de que o panorama começa a se transformar.

Nesse contexto, a Editora Peirópolis busca contribuir ao abrigar autores de ideias instigantes como a bióloga Nurit Bensusan, coordenadora e autora de títulos da coleção “E eu com isso?”.

E eu com isso? é uma coleção de livros para pensar de maneira ousada e divertida sobre as conexões entre as pessoas e o planeta. Em crônicas ágeis, rápidas e irreverentes, cheias de humor e perspicácia, a bióloga Nurit Bensusan nos faz relembrar a intrigante complexidade da natureza. Resgata a dimensão humana dos problemas ambientais enquanto revela ao leitor conexões aparentemente insólitas entre os diferentes problemas do mundo contemporâneo. A leitura dessas crônicas em mosaico subverte definitivamente o comodismo que parece nos consolar diante de desafios complexos e nos conecta para sempre com a dimensão planetária de nossas vidas.

 

E você com isso?

Bem, grandes mudanças são feitas de pequenas transformações.
E começam com cada um de nós.

 

 

Pandemia: e eu com isso?

Clique na imagem para ler o texto

Parece um azar, um acaso, um acidente ou talvez um desastre natural, mas a pandemia do coronavírus não é nada disso.
Essa pandemia que vivemos agora, a pandemia que nos prende em casa e nos deixa apreensivos sobre o futuro, é uma consequência do que nós fazemos com a natureza.


 

 

Meio ambiente: e eu com isso?

Clique na imagem para ler o texto


 

 

Amazônia: e eu com isso?

Clique na imagem para ler o texto

 

 

Nurit Bensusan é uma ex-humana.

Diante dos descalabros da humanidade, desistiu da nossa espécie, mas não da biologia, nem das questões socioambientais. Enquanto isso, divide seu tempo trabalhando com políticas públicas ligadas à conservação da biodiversidade e das paisagens, e pesquisando temas como a história das paisagens naturais e culturais e o uso do patrimônio genético e dos conhecimentos de povos indígenas a comunidades locais.

Como autora, dedica-se a escrever e organizar livros que contribuam para a popularização da ciência, inserindo-a num contexto mais amplo e em relação direta com o leitor. Ainda encontra tempo para se dedicar à criação de jogos com temas biológicos na oficina Biolúdica. Seus textos são publicados também em seu blog Planeta Bárbaro e no site do Instituto Socioambiental.

Nurit Bensusan tem graduação em Biologia pela Universidade de Brasília (1986), pós-graduação em História, Sociologia e Filosofia da Ciência pela Universidade Hebraica de Jerusalém (1988), graduação em Engenharia Florestal pela Universidade de Brasília (1993), mestrado em Ecologia pela Universidade de Brasília (1997), doutorado em Educação (2012) e pós-doutorado em Antropologia (2019) pela mesma universidade.

 

Conheça os títulos que autora publicou pela Peirópolis:

 

Saiba mais sobre a autora e o tema, através de vídeos:

MCB 50 anos – Nurit Bensusan, ex-humana e bióloga | Museu da Casa BrasileiraNós, a natureza e a pandemia | TEDxSaoPauloUma máquina de fazer futuros com Nurit Rachel Bensuan | Sesc São Paulo Marcha (virtual) Pela Vida | Instituto Socioambiental (ISA)Nurit Bensusan na I Semana Nacional de Ciências Ambientais | Instituto Socioambiental (ISA)Profa. Dra. Nurit Bensusan – Instituto Humanitas Unisinos | Instituto Socioambiental (ISA)A pandemia nossa de cada dia | Dos confins ao confinamento | Episódio 2A pandemia nossa de cada dia | Dos confins ao confinamento | Episódio 3Entrevista: Nurit Bensusan – Unidades de Conservação e o papel do Estado | Mídia e Amazônia O Estado como promotor do desmonte e os instrumentos para reduzir UCs | Mídia e AmazôniaBioma, viroma, cultura: entrevista com Nurit Bensusan | Vinte mil léguas Podcast | Quatro Cinco UmSemana do meio ambiente 2020 | Um futuro de pandemias e crises socioambientais: chegamos ao pico da nossa curva? | Instituto de Biociências da USPMeio ambiente: proteger x crescer – Mamilos Podcast com Nurit Bensusan e Juliano Assunção – Ep. 252BioDiversos: vamos celebrar a biodiversidade? | Biodiversidade e Divulgação Científica | Instituto Ekos

 

 


Conheça mais livros sobre meio ambiente

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com