Formação de educadores: Clássicos em HQ na sala de aula
Um dos compromissos mais importantes e sensíveis de uma escola ou secretaria municipal de Educação é garantir a formação contínua de seus educadores. Para contribuir com essa missão, autores da Editora Peirópolis disponibilizam atividades formativas voltadas à participação criativa e reflexiva das professoras e dos professores.
Essas atividades são realizadas mediante contratação, com pagamento de pró-labore e cobertura de despesas, como alimentação e transporte do(a) autor(a), pela contratante. A Editora Peirópolis atua como mediadora, facilitando o contato entre as instituições interessadas e os autores. Para saber mais ou solicitar uma proposta, escreva para professor@editorapeiropolis.com.br.
Formação de Docentes: Os clássicos em HQ na sala de aula
Luara Almeida
Essa formação tem como intuito explorar as diversas possibilidades do uso das histórias em quadrinhos na sala de aula, de forma a expandir a formação leitora dos estudantes. A leitura dos clássicos ganha novos sentidos nas adaptações em HQs: ganha cores, representações visuais, forma de leitura e novas camadas. Os clássicos, por nunca terminarem de dizer o que tinham para dizer, como disse Ítalo Calvino, possibilitam essa (re)visitação pelos quadrinistas em um movimento contínuo de uma obra à outra. Temos como objetivo demonstrar como esses e outros quadrinhos podem ser impulsionadores de perguntas e reflexões profundas, além de um material para formação de um leitor crítico de palavras e imagens.
Público-alvo: Professores e professoras de fundamental II e média, salas de leitura, bibliotecários, entre outros profissionais relacionados com a formação leitora.

Luara Almeida (@umlivrotodoazul) é doutoranda e mestra no Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica da PUC-SP, com Estágio de Doutoramento na Universidade de Aveiro. É pós-graduada em Direção de Arte em Comunicação, especializada em Publicações para crianças e jovens (EINA – Barcelona) e graduada em Design Gráfico. Faz parte dos grupos de pesquisa CAPES/CNPq A Voz escrita infantil e juvenil: práticas discursivas e Literatura Juvenil: questões e práticas de leitura e é associada do ASPAS – Associação de Pesquisadores em Arte Sequencial. Sua pesquisa tem como foco as literaturas gráficas de infância e jovem, em suas mais diversas expressões, linguagens, cores e formatos – como os livros ilustrados e as histórias em quadrinhos.

2 Comments
Gostaria de participar das atividades propostas por meio dessa sala. Como devo proceder?
Oi, Cezar, tudo bem? As atividades formativas são contratadas por escolas e instituições e oferecidas diretamente por elas. Você representa alguma instituição e gostaria de verificar as condições para a contratação? Se sim, basta enviar um e-mail para professor@editorapeirapeiropolis.com.br 🙂
Add Comment