16 livros sobre patrimônio natural

Os ciclos da natureza estão sofrendo por causa do crescimento desmesurado das cidades, da poluição da terra, do ar e das águas. Com a intenção de aproximar crianças das questões ambientais, a editora mantém uma série que integra a temática da natureza, em livros de poesia, prosa e informativos para crianças, jovens e educadores.

Conheça os livros selecionados:

 

Japonesinhos

LalauLaurabeatriz

22 x 24 cm • 32 págs. • Cor • Brochura ISBN 978-85-7596-141-4

Saiba mais

Em Japonesinhos, o poeta Lalau e a artista plástica Laurabeatriz emprestam mais uma vez seus talentos e instrumentos para unir poesia e desenho na criação de um livro em que reina a natureza. Os “japonesinhos” a que se refere o título são 11 animais da fauna japonesa, muitos deles bem diferentes para os habitantes dos trópicos, entre eles, a salamandra gigante e o macaco do Japão, o cachorro raccon e o originalíssimo esquilo voador. Com a tradução dos nomes dos animais para o japonês e um pequeno texto informativo sobre cada um, o livro é uma homenagem da Editora Peirópolis aos 100 anos da imigração japonesa no Brasil.

Temas abordados: Japão, livro bilíngue, fauna japonesa, natureza, poesia.

 

Formosuras do Velho Chico

LalauLaurabeatriz

22 x 24 cm • 42 págs. • Cor • Brochura ISBN 978-85-7596-366-1

Saiba mais

Quanta gente, quantos animais e quantas histórias vivem nas margens e nas águas do São Francisco? As belezas e mistérios desse rio tão grande, importante e maravilhoso encantam Lalau e Laurabeatriz. E, assim, o querido Velho Chico virou poesia e desenhos coloridos.

Temas abordados: rio São Francisco, cultura popular brasileira, natureza, poesia.

 

Árvores do Brasil : cada poema no seu galho

LalauLaurabeatriz

22 x 24 cm • 42 págs. • Cor • Brochura ISBN 978-85-7596-549-8

Saiba mais

Árvores do Brasil apresenta algumas das árvores mais importantes do nosso país. É uma homenagem a essas verdadeiras maravilhas da natureza que nos dão sombra e frutas, evitam que a erosão acabe com nossos rios, oferecem abrigo e alimento aos bichos e passarinhos, ajudam a retirar poluentes do ar que respiramos e deixam a vida mais bonita e florida. Cada árvore ganhou um poema, uma ilustração e a companhia de um bicho que mantém alguma relação de vida com ela: alimenta-se das frutas e folhas, procura abrigo, ajuda a espalhar sementes ou caça insetos que vivem nos troncos. No final, o livro traz nomes científicos e textos sobre a altura que podem atingir, principais características e usos das madeiras, como os frutos são consumidos pelo homem, problemas que enfrentam na natureza e outras informações.

Temas abordados: árvores brasileiras, floresta, biodiversidade, natureza, poesia.

 

Belezura marinha : poesia para os animais ameaçados pelo homem

LalauLaurabeatriz

22 x 24 cm • 44 págs. • Cor • Brochura ISBN 978-85-7596-185-8

Saiba mais

Lalau e Laurabeatriz homenageiam algumas das maravilhas do litoral brasileiro no terceiro livro da coleção Bicho-Poema, a primeira de livros infantojuvenis verdes. Mamíferos e quelônios ameaçados de extinção, além de terem inspirado seus versos e traços, são alvo de importantes projetos de conservação da biodiversidade marinha que apoiaram a publicação.

Temas abordados: animais marinhos, espécies ameaçadas de extinção, biodiversidade, natureza, poesia.

 

Passarinhos do Brasil : poemas que voam

LalauLaurabeatriz

23 x 21 cm • 48 págs. • Cor • Brochura ISBN 978-85-7596-311-1

Saiba mais

Lalau e Laurabeatriz homenageiam algumas das maravilhas do litoral brasileiro no terceiro livro da coleção Bicho-Poema, a primeira de livros infantojuvenis verdes. Mamíferos e quelônios ameaçados de extinção, além de terem inspirado seus versos e traços, são alvo de importantes projetos de conservação da biodiversidade marinha que apoiaram a publicação.

Temas abordados:pássaros do Brasil, biodiversidade, natureza, poesia.

 

Boniteza silvestre : poesia para os animais ameaçados pelo homem

LalauLaurabeatriz

15 x 30 cm • 40 págs. • Cor • Brochura ISBN 978-85-7596-103-2

Saiba mais

Neste livro liricamente engajado, Lalau faz poesia para os animais que o homem ameaça com sua cobiça. São onze bichos-poemas lindamente ilustrados por Laurabeatriz, numa verdadeira reverência à biodiversidade brasileira.

A Coleção Bicho-poema é a primeira coleção brasileira de livros infanto-juvenis verdes e livres de carbono (carbon free). Além disso, a coleção inclui um divertido jogo de cartas com as imagens dos animais: o Jogo do Bicho-poema.

Temas abordados: animais em extinção, animais silvestres, biodiversidade, natureza, poesia.

 

Rimas da floresta : poesia para os animais ameaçados pelo homem

José SantosLaurabeatriz

15 x 30 cm • 40 págs. • Cor • Brochura ISBN 978-85-7596-110-0

Saiba mais

José Santos homenageia a natureza e conscientiza os pequenos leitores sobre a possível extinção de algumas espécies com onze bichos-poemas irreverentes e ricamente ilustrados por Laurabeatriz.

A Coleção Bicho-poema é a primeira coleção brasileira de livros infanto-juvenis verdes e livres de carbono (carbon free).

Temas abordados: animais em extinção, animais silvestres, biodiversidade, natureza, poesia.

 

Xica

Rosinha

 

22 x 24 cm • 56 págs. • Cor • Brochura ISBN 978-85-7596-195-7

Saiba mais

Xica sente um vazio no peito, saudade do cheiro do mar, do gosto do sal e da lua nascendo vermelha no horizonte. Está muito distante de casa, longe das águas infinitas do oceano e das raízes dos mangues. Na voz e traço da autora e ilustradora pernambucana Rosinha, que conviveu com Xica desde pequena, quando ela morava num tanque na praça do Derby, no Recife, a história tocante desse peixe-boi fêmea comove e sensibiliza, sem nos deixar esquecer: existem apenas 500 peixes-bois-marinhos na costa brasileira…

Temas abordados: vida em cativeiro, peixe-boi, animais em extinção.

 

Meio ambiente – E eu com isso?

Nurit BensusanLuciano Irrthum

12.5 x 21 cm • 176 págs. • Cor • Brochura ISBN 978-85-7596-641-9

Saiba mais

Em crônicas ágeis, rápidas e irreverentes, cheias de humor e perspicácia, a bióloga Nurit Bensusan nos lembra a intrigante complexidade da natureza. Resgata a dimensão humana dos problemas ambientais enquanto revela ao leitor conexões aparentemente insólitas entre os diferentes problemas do mundo contemporâneo. A leitura dessas crônicas em mosaico subverte definitivamente o comodismo que parece nos consolar diante dos desafios complexos e nos conecta para sempre com a dimensão planetária de nossas vidas.

Temas abordados: crônicas, meio ambiente, natureza, poluição, preservação do meio ambiente, sustentabilidade.

 

Quanto dura um rinoceronte?

Nurit BensusanTaisa Borges

23 x 21 cm • 48 págs. • Cor • Brochura ISBN 978-85-7596-245-9

Saiba mais

O verso de Pablo Neruda, Quanto dura um rinoceronte depois de ser enternecido?, é o ponto de partida para Nurit Bensusan expor o quão difícil é a vida dos rinocerontes, que, assim como muitos outros animais, estão em risco de extinção. Mas a autora, bióloga que é, mostra, de maneira lúdica, que nós podemos mudar essa situação.O verso de Neruda acompanha a autora como um enigma desde sua infância. Partindo do inusitado verso, Nurit apresenta aos pequenos leitores as variadas espécies de rinocerontes, como o rinoceronte-branco, o rinoceronte-de-java e o extinto rinoceronte-lanudo, e as ameaças à sua sobrevivência. As ilustrações são de Taisa Borges.

Temas abordados: meio ambiente, natureza, preservação do meio ambiente, rinoceronte.

 

A árvore do Brasil

Nelson Cruz

28 x 20 cm • 36 págs. • Cor • Brochura ISBN 978-85-7596-121-6

Saiba mais

Neste belo livro de imagens, Nelson Cruz conta a história de uma árvore secular que sobrevive às mudanças impostas a seu entorno através dos tempos, como um testemunho da difícil relação entre a natureza e as construções humanas. A história surgiu de um insight que o autor teve quando fazia o trajeto entre Santa Luzia, onde mora, e Belo Horizonte. No caminho, o olhar do artista recortou, em uma área movimentada e poluída, uma árvore enorme e centenária. A esta imagem, Nelson relacionou um trabalho que ele conheceu na Feira de Bolonha de 1995: as ilustrações de quarteirões de uma grande cidade feitas por Jörg Muller. São duas ilustrações da mesma paisagem, separadas por um intervalo de tempo de 15 anos. A partir dessa inspiração, Nelson pôs mãos à obra e partiu para a pesquisa iconográfica que viria a alimentar a sequência de imagens de A árvore do Brasil.

Temas abordados:desmatamento, história do Brasil, urbanização.

 

Labirintos : Parques nacionais

Nurit BensusanGuazzelli

24.5 x 33 cm • 56 págs. • Cor • Brochura ISBN 978-85-7596-291-6

Saiba mais

Neste livro, a bióloga Nurit Bensusan e o cartunista Guazzelli uniram seus talentos para oferecer ao público infantil uma viagem por 12 parques nacionais brasileiros. Apoiado num texto leve e ao mesmo tempo objetivo, que traz as informações essenciais sobre cada parque – incluindo data de criação, área e localização –, o leitor-viajante segue pelos labirintos aquáticos e terrestres criados por Guazzelli para ilustrar cada um desses santuários ecológicos.

Temas abordados: patrimônio natural, jogos ecológicos, natureza.

 

Sub : viagem ao Brasil submarino

Maristela Colucci

25 x 23 cm • 80 págs. • Cor • Brochura ISBN 978-85-6331-317-1

Saiba mais

Em SUB – Viagem ao Brasil submarino a fotógrafa Maristela Colucci, grande nome da fotografia ambiental, apresenta, em linguagem acessível às crianças, os mistérios do fundo do mar.
O leitor ficará conhecendo mais de 50 espécies marinhas por meio de fotografias e de um texto simples e bem-humorado. Selecionadas do amplo acervo da autora, as imagens, ao mesmo tempo belas e instigantes, retratam a riquíssima vida marinha de vários pontos da costa brasileira: de mamíferos imensos, como as baleias, a criaturas minúsculas ou que vivem camufladas no fundo do mar.
Ao final, texto da jornalista Claudia Carmello alerta para as ameaças da ação humana sobre o mar e seus habitantes e convida o leitor a pensar na preservação do ecossistema marinho e nas possibilidades de uso sustentável dos oceanos. A consultoria científica é do professor doutor Ivan Sazima, biólogo, mestre em zoologia e doutor em ciências pela Universidade de São Paulo (USP) e professor associado ao Museu de Zoologia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Temas abordados: mistérios do fundo do mar, preservação dos oceanos, sustentabilidade, vida marinha.

 

Férias na Antártica

Laura, Tamara e Marininha Klink

23 x 25 cm • 70 págs. • Cor • Brochura ISBN 978-85-7596-360-9

Saiba mais

Três irmãs, duas idades diferentes, três visões de mundo, todas no mesmo barco, de férias na Antártica. Conheça neste livro o delicado equilíbrio do planeta e, de quebra, o divertido jeito de encarar o mundo das jovens Laura, Tamara e Marininha, filhas do navegador Amyr Klink e da fotógrafa Marina Bandeira Klink. Nos relatos de viagem, estão as lembranças de cinco expedições em família ao continente antártico, onde focas, pinguins, baleias e muitos outros animais especiais passam o verão. Com ainda pouca vivência, elas já sabem e entendem que nosso planeta precisa de cuidados e que, onde quer que a gente viva, nossas atitudes refletem em lugares muito distantes daqui.

Temas abordados: Antártica, preservação do meio ambiente, relato de viagem.

 

Manual da criança caiçara

Marie Ange Bordas

21 x 24 cm • 80 págs. • Cor • Brochura ISBN 978-85-7596-243-5

Saiba mais

Imagine se um dia um extraterrestre chegasse em sua cidade e você tivesse que explicar para ele a sua vida? Pois foi com essa ideia na cabeça que Marie Ange e as crianças da Barra do Ribeira fizeram este livro. Puseram seus “olhos de marciano” e perceberam o quanto as coisas mais simples do seu dia a dia são especiais. Da pesca na cueca às invenções do artesanato, dos ritmos do fandango às delícias da comida, passando pelos segredos dos bichos e plantas da Mata Atlântica, juntaram neste Manual Caiçara uma infinidade de saberes e fazeres para compartilhar com crianças de todas as galáxias. Em meio aos textos e imagens feitos por Marie Ange em parceria com as crianças da comunidade, o leitor encontra também saborosos textos da escritora Meire Cazumbá que completam esse conteúdo único sobre a cultura caiçara para crianças.

Temas abordados: cultura caiçara, cultura da infância, litoral brasileiro, mata atlântica, patrimônio cultural.

 

Era uma vez um abacateiro

Alaíde Lisboa

15 x 30 cm • 32 págs. • Cor • Brochura ISBN 978-85-7596-027-1

Saiba mais

Ilustrada por Mario Vale, esta história, resgatada por Alaíde Lisboa de passagens da infância de seus filhos, foi publicada pela primeira vez em 1959, na série didática “Meu coração”. A Maria, personagem deste conto, foi inspirada na Maria de verdade, uma das filhas de Alaíde. Maria plantou um caroço de abacate e viu crescer uma bela árvore, cujo destino você vai conhecer ao ler o livro. Em Era uma vez um abacateiro você vai se emocionar com a relação de carinho existente entre uma família e um abacateiro e ver como ele acompanhou a trajetória dessa família quase como se fosse mais um integrante dela. Semente da imaginação de Alaíde, Era uma vez um abacateiro mantém-se viva e atual até hoje e leva a uma rica reflexão sobre a relação do homem com a natureza.

Temas abordados: infância, crescimento, lembranças, natureza, relações familiares.

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com