Biblioteca Madrinha Lua lança dois títulos em 2023 - Editora Peirópolis

Biblioteca Madrinha Lua lança dois títulos em 2023

Editora Peirópolis lança dois novos títulos da Biblioteca Madrinha Lua

A Editora Peirópolis lança mais dois títulos da Biblioteca Madrinha Lua, coleção que pretende reunir obras de poetas contemporâneas brasileiras. A coordenadora do projeto é a escritora mineira Ana Elisa Ribeiro, que faz uma curadoria atenta à diversidade, à qualidade e à riqueza da cena poética atual.

Madrinha Lua é o título de um dos livros da grande poeta mineira Henriqueta Lisboa, autora que inspira a coleção. Sua obra completa está no catálogo da Editora Peirópolis e funcionou como gatilho para esta iniciativa.

As autoras já publicadas, sempre em duplas, foram Líria Porto (Araxá, MG), Regina Azevedo (Natal, RN), Adriane Garcia (Belo Horizonte, MG), Lubi Prates (São Paulo, SP), Fernanda Bastos (Porto Alegre, RS) e Amanda Ribeiro (Belo Horizonte, MG). Agora mais duas: Tatiana Nascimento (Brasília, DF) e Jaqueline Conte (Curitiba, PR).

Em Desterência, Jaqueline Conte apresenta um livro ensolarado, que ilumina a poesia da natureza e do humano. Segundo Maria Valéria Rezende, convidada a assinar o prefácio: “Há poetas que, para gerar seus versos, miram-se longamente no espelho; outros, como Jaqueline Conte, parece-me, colhem seus poemas olhando pela janela, pelas frestas, para longe, para o alto; descobrem e nos revelam a beleza que, para os distraídos e ensimesmados, se esconde na trama do mundo, mas, para os atentos e abertos, está sempre a dizer mais.”

Tatiana Nascimento, por sua vez, em um ebó di boca y otros [silêncios], traz sua mescla poderosa de ancestralidade, identidade e sabedoria. Nas palavras da prefaciadora, Kika Sena, “como um convite ao resgate das fundas e infindas memórias que nos compõem pessoas pretas daqui e de outras terras além-mar é que um ebó di boca y otros [silêncios] é preciosamente artesanado”. Ou, como nos alerta a curadora desta coleção, a poesia dessa brasiliense “é uma aula de revolução, denúncia e insurgência”.

O projeto gráfico da coleção é de autoria da designer pernambucana Gabriela Araújo, que trabalhou com cores e formas, sentidos e costuras. Além dos livros, hotsite (editorapeiropolis.com.br/madrinha-lua), acompanham a coleção 16 videopoemas da (vídeo)poeta mineira Amanda Ribeiro.

O material digital complementar levará, para leitores de todas as idades, reflexões e provocações sobre a produção poética contemporânea, seu lugar na sociedade e, especialmente, nas escolas, lugar de formação de leitores.

Disponíveis em papel (58 reais) e ePub (28,80 reais).

 

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com