Formação de educadores: Músicas indígenas na sala de aula
Um dos compromissos mais importantes e sensíveis de uma escola ou secretaria municipal de Educação é garantir a formação contínua de seus educadores. Para contribuir com essa missão, autores da Editora Peirópolis disponibilizam atividades formativas voltadas à participação criativa e reflexiva das professoras e dos professores.
Essas atividades são realizadas mediante contratação, com pagamento de pró-labore e cobertura de despesas, como alimentação e transporte do(a) autor(a), pela contratante. A Editora Peirópolis atua como mediadora, facilitando o contato entre as instituições interessadas e os autores. Para saber mais ou solicitar uma proposta, escreva para professor@editorapeiropolis.com.br.
Objetivo
As autoras oferecem uma prática musical com repertório indígena, abordando músicas de alguns povos com o objetivo de estimular a reflexão sobre a grande diversidade cultural do Brasil e desmitificar a ideia de que as músicas indígenas são todas iguais. Atividades como cantar em diferentes línguas indígenas, entrar em contato com conteúdos mitológicos, ouvir o som de determinados instrumentos, perceber a forma como a música se insere na vida cotidiana indígena fazem parte da prática musical a ser desenvolvida nessa oficina. Paralelamente, propõem uma reflexão sobre o papel da oralidade nessas tradições, que se encontra ligada intrinsecamente à musicalidade, proporcionando assim, uma experiência das nossas mais remotas origens, além de também propor possíveis formas de utilização do repertório indígena em sala de aula.

Magda Pucci é etnomusicóloga, cantora, arranjadora, compositora. É também diretora musical do Mawaca, grupo conhecido por suas versões inovadoras de canções de todo o planeta. Formada em Regência pela ECA-USP, é mestre em antropologia pela PUC-SP. Como autora, publicou os livros Outras terras, outros sons, em parceria com Berenice de Almeida, e De todos os cantos do mundo, com Heloisa Prieto. Pela Peirópolis, Magda Pucci assina junto com Berenice de Almeida a autoria dos livros A floresta canta! – Uma expedição sonora por terras indígenas do Brasil e Cantos da floresta: iniciação ao universo musical indígena.

Berenice de Almeida é educadora musical, pianista e bacharel em música pela ECA-USP. É também professora de música na Emia, em São Paulo, e faz parte do núcleo de criação do projeto de capacitação Brincadeiras Musicais da Palavra Cantada. Como escritora, publicou Música para crianças: possibilidades para a educação infantil e o ensino fundamental (Melhoramentos, 2014) e, em parceria com Magda Pucci, Outras terras, outros sons (Callis, 2015) e A grande pedra (Formato, 2019), além de outros dois livros publicados pela Peirópolis. Também é autora, em parceria com Gabriel Levy, da séries O Livro de Brincadeiras Musicais da Palavra Cantada e Brincadeirinhas Musicais da Palavra Cantada. É mestranda em processos de criação musical na ECA-USP.

Add Comment