Koellreutter: ideias de mundo – release

HJK_banner2

A Editora Peirópolis lança, em coedição com a Edusp – Editora da Universidade de São Paulo, o livro Hans-Joachim Koellreutter: ideias de mundo, de música, de educação, de Teca Alencar de Brito, em uma série de eventos que ocorrem a partir de setembro.

Em 2015 comemora-se o centenário de Koellreutter (1915-2005), músico, compositor, ensaísta e educador alemão naturalizado brasileiro cujo pensamento transdisciplinar integrou pioneiramente a arte, a ciência e a educação, e cuja trajetória influenciou fortemente a história moderna da música no Brasil. Koellreutter tornou-se figura central na área da educação musical, estimulando a liberdade na criação e expressão musical, focando o desenvolvimento musical e humano de modo aberto, crítico e reflexivo, influenciando várias gerações de músicos e educadores musicais brasileiros. Criou aqui o Grupo Música Viva, foi um dos fundadores da Orquestra Sinfônica Brasileira e da Escola de Música da Universidade Federal da Bahia, na década de 50.

Para Koellreutter, a música é, antes de tudo, “um meio de comunicação, um veículo para a transmissão de ideias e pensamentos daquilo que foi pesquisado e descoberto ou inventado”. É também manifestação da consciência que revela e comunica o ser e estar do humano na cultura.

Convicto da contribuição da música “para o alargamento da consciência e para a modificação do homem e da sociedade”, Koellreutter dedicou-se a criar e comunicar a música do transparecer do novo mundo, acreditando que uma nova escuta, de uma música nova, contribuiria com a formação da consciência de um novo homem, de um novo tempo.

Neste livro, a educadora musical Teca Alencar de Brito, que foi aluna de Koellreutter e com ele conviveu em diferentes ocasiões, explora as ideias sobre ser e estar no mundo, ideias de música e de educação do artista. Tal como descreve o músico e neurocientista Mauro Muszkat, prefaciador da obra, o livro, “com sua narrativa ágil e orgânica, consegue cartografar o percurso e as ideias essenciais de um dos músicos de maior importância do Brasil contemporâneo, talvez o maior educador que já tivemos, um pensador cuja extensão de interesses e fluência transcendia a música para tangenciar a física relativista, a fenomenologia, a filosofia da arte, e sobretudo a educação musical.”

Em seu livro anterior, Koellreutter educador – o humano como objetivo da educação musical (Peirópolis, 2001), Teca, autora do Documento de Música do Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI), debruçou-se sobre o pensamento pedagógico de Hans-Joachim Koellreutter. Neste novo trabalho, ela se propõe a descrever e refletir sobre as relações traçadas por Koellreutter entre a composição, a educação musical, a atualização de conceitos musicais e a necessária formação de uma nova consciência: a consciência de um novo tempo.

Trata-se aqui de desenhar, nas palavras da autora, “um mapa de cruzamentos e convergências, de linhas de fuga e encontros; como um território que flui no transparecer esférico em que a música, a arte, a ciência, a educação e, enfim, a vida, constituem a inteireza”.

 

Eventos de lançamento do livro e sessão de autógrafos:

 

Dia 19 de setembro, sábado, a partir das 16h.

Na Teca Oficina de Música

Rua Ministro Gastão Mesquita, 141 – Perdizes, São Paulo – SP, 11 3064-2853.

Sessão de autógrafos e oficina de jogos e improvisação na proposta de Koellreutter, bem como a projeção do documentário do artista e sua música “Transparente”, com direção de Caca Vicalvi e consultoria de Teca Alencar de Brito.


Dia 27 de setembro, domingo, das 11h às 14h.

O CCSP – Centro Cultural São Paulo – Sala Jardel Filho

Rua Vergueiro, 1000 – Paraíso, São Paulo – SP, 11 3397-4002.

Evento gratuito que celebra o centenário de nascimento de HJK. Na ocasião, lançamento e sessão de autógrafos do livro, concerto com o grupo Obra Aberta e uma conversa sobre a proposta pedagógica de HJK, seu pensamento e ideias de mundo, com Teca Alencar, Carlos Kater, José Augusto Mannis e Janete El Haouli.

 

Detalhes

Sem necessidade de retirar ingressos – Contatos: Janete ou Lucas Uriarte – Telefone: Janete: (43) 9912 3000 / Lucas: (19) 98232-6026 – Email:janete.haouli@hotmail.com


Dia 01 de outubro, quinta-feira, às 16h30

INSTITUTO DE ARTES DA UNESP – SÃO PAULO

Auditório Profa. Maria de Lourdes Sekeff – 1º. andar (Rua Dr. Bento Teobaldo Ferraz, 271 – junto ao terminal do metrô Barra Funda – SÃO PAULO)

Descrição do evento

Palestra e oficina da autora: Koellreuter: 100 anos: Ideias de Mundo, de Música e de Educação em movimento durante a V SEMANA DE EDUCAÇÃO MUSICAL

REALIZAÇÃO: Conservatório Musical Villa-Lobos da Fundação Instituto Tecnológico de Osasco; GEPEM – Grupo de Ensino e Pesquisa em Educação Musical e Programa de Pós-graduação em Música do Instituto de Artes da UNESP; Programa de Pós graduação em Música da ECA/USP.


Quando

Data em aberto, entre os das 5 e 9 de outubro, durante o XXII CONGRESSO NACIONAL DA ABEM

Onde

Centro de Convenções do Hotel Praiamar, em Natal (RN) – Rua Francisco Gurgel, 33, Ponta Negra, Natal, RN, Brasil

Descrição do evento

Comemorando 24 anos da ABEM, o XXII Congresso Nacional da Associação será realizado em Natal, no período de 05 a 09 de outubro de 2015. O evento, organizado pela Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, terá como tema “Educação musical: formação humana, ética e produção de conhecimento” e será realizado no Centro de Convenções do Hotel Praiamar.


Sobre a autora

Teca (Maria Teresa) Alencar de Brito é doutora e mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, bacharel em piano e licenciada em Educação Artística (habilitação em Música). Professora no Departamento de Música da ECA-USP desde 2008, criou, há 30 anos, a Teca Oficina de Música, núcleo de educação musical em São Paulo, voltado à formação de crianças, jovens e adultos. Produziu seis CDs documentando o trabalho musical desenvolvido com crianças e adolescentes (Canto do povo daqui, Cantos de vários cantos, Nós que fizemos, Música pra todo lado, Um bolo… musical e ondas). É autora dos livros Música na educação infantil: propostas para a formação integral da criança e Koellreutter educador: o humano como objetivo da educação musical, e dos livros-CD Quantas músicas tem a música? e De roda em roda: brincando e cantando o Brasil, todos pela Editora Peirópolis, além de capítulos de livros e vários artigos na área da educação musical. É vice-presidente do Fórum Latino-americano de Educação Musical – FLADEM.

Sobre o centenário de Koellreutter

Em 2006, foi criada na UFSJ – Universidade Federal de São João Del-Rei, a Fundação Koellreutter, que recebeu do Itaú Cultural apoio para a higienização, digitalização e disponibilização online das obras do musicista. É a mesma instituição, atualmente presidida pelo professor do Departamento de Música da UFSJ, Marcos Filho, que coordenará as atividades do Centenário.

Para saber mais, clique aqui.

Para mais informações sobre este livro, procure nossa Assessoria de Imprensa no (11) 3816-0699 ou no email marketing@editorapeiropolis.com.br.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
Facebook
Instagram