Top 50: o grande catálogo mundial da sustentabilidade, agora em português

A Peirópolis acaba de lançar, em parceria com o Instituto Jatobás,  uma obra de referência para todos os que lidam com as questões ambientais no Brasil. Trata-se da primeira edição em português do livro The Top Sustainability Books, de Wayne Visser e da Universidade de Cambridge, que oferece ao leitor a essência das ideias dos 50 livros mais importantes sobre os caminhos para a construção de um mundo mais equilibrado.

Os 50 + importantes livros em sustentabilidade é resultado de uma enquete realizada há quatro anos entre líderes seniores e ex-alunos do Cambridge Programme for Sustainability Leadership (CPSL). “Em 2008 o CPSL iniciou um projeto ambicioso: identificar os livros mais influentes sobre sustentabilidade, entrevistar o maior número de autores possível e compilar suas descobertas em uma resenha acessível. Como resultado, temos uma coleção de uma das maiores análises dos desafios globais, sociais, ambientais e éticos com os quais nos deparamos, e as soluções criativas de que necessitamos para com eles lidar”, destaca Polly Courtice, diretora do CPSL, no texto de introdução do livro.

Dentre as entrevistas e biografias dos autores selecionados, estão nomes de destaque como: Aldo Leopold, Rachel Carson, Donella H. Meadows, E.F. Schumacher, Al Gore , Jeffrey Sachs, Max Neef, Peter Senge, John Elkington e o brasileiro Ricardo Semler. Pessoas que, segundo Polly, ajudaram a dar forma à agenda de sustentabilidade ao longo dos anos. “Vemos nesses livros, por exemplo, a mudança da ética de conservação de Almanaque de uma região árida (Aldo Leopold) e os primeiros gritos de alerta, como os de Primavera silenciosa (Rachel Carson) e Limites de crescimento (Donella H. Meadows, Dennis L. Meadows, Jorge Rangers e William W. Behrens III), para o surgimento do desenvolvimento sustentável (Nosso futuro comum e Mudando o rumo) e do resultado final tríplice (Canibais com garfo e faca)”, completa Polly.

Wayne Visser destaca a importância da publicação da obra em português e a inclusão do Brasil na rota de discussões sobre o tema. “Se quisermos efetivamente criar um futuro sustentável (o que até agora não estamos conseguindo fazer), teremos que compartilhar e aplicar em cada país as melhores ideias dos líderes pensadores de todo o mundo. Os desafios são enormes e o tempo curto para resolvê-los. Não podemos nos dar ao luxo de perder tempo e esforços repetindo erros ou reinventando ideias de outros. Estou especialmente feliz com a edição do livro em português e seu lançamento no Brasil. Não só o Brasil tem sido fundamental na evolução conceitual da Sustentabilidade (da original Cúpula da Terra no Rio, em 1992, à Rio+20 no próximo ano), mas continua no centro dos desafios globais que ainda enfrentamos”, concluiu o autor.

A edição brasileira contou com o patrocínio da Braskem e com o copatrocínio da WWF e da Universidade Paulista – UNIP.

CAMPANHA “O QUE É SUSTENTABILIDADE?”

O evento de lançamento do livro Os 50 + importantes livros em sustentabilidade faz parte da campanha O que é sustentabildade?, do Instituto Jatobás, e acontece num contexto de crescente discussão sobre o tema, incluindo a conferência Rio+20, resultado de uma grande movimentação mundial para discutir e propor ações para a sustentabilidade. Iniciada em agosto de 2011, a campanha visa valorizar e difundir o conceito e mostrar suas várias aplicações. Mais informações no site www.institutojatobas.org.br/sustentabilidade

Apoiam a iniciativa: Universidade de Cambridge, LABIES – Laboratório de Inovação, Empreendedorismo e Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas, PROGESA – Programa de Gestão Estratégica Socioambiental da Universidade de São Paulo, Secretaria do Verde e Meio Ambiente do Município de São Paulo, Governo de Minas Gerais, Consulado Britânico, Global Footprint Network, TNC – The Nature Conservancy, Greenovation, Instituto EcoFuturo, Instituto Verdescola, Praça Victor Civita, Instituto Saúde e Sustentabilidade, Instituto EcoAnima, IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, Associação Brasileira dos Profissionais de Sustentabilidade – Abraps, Mercado Ético, Palas Athena, Fórum de Líderes, Shift agentes transformadores, Fundação Estadual do Meio Ambiente, ABCDE Ambiente Brasil, Ambientação – educação ambiental em prédios público de MG e Virada Sustentável.

2 Comments

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com