Maluquices musicais e outros poemas – release

Maluquices Musicais

Editora Peirópolis lança, na Primavera dos Livros, obra que traz rimas e adivinhas sobre o mundo da música.

 

A Editora Peirópolis lança no dia 12 de setembro, às 18h, na Primavera dos Livros, a obra Maluquices musicais e outros poemas, de autoria de José Santos e ilustrações de Guazzelli. O livro traz rimas e adivinhas sobre o mundo da música, divertindo o pequeno leitor com histórias de Chopin, Villa Lobos, Modesto de Assis e Mozart.

Nas ilustrações surgem músicos cativantes tocando incríveis instrumentos. Os personagens originais de José Santos embalam o leitor em versos e histórias que encantam e divertem. Não há como não se encantar com o pianista banguela, o teclado deslumbrado com a fama e o esqueleto tocador de harpa.

O texto ainda nos lembra, com ritmo e cadência, que poesia e música são antigas e eternas companheiras e a beleza que essa relação evoca é ilustrada com louvor. E falando em companheirismo, a obra comemora ainda a maioridade da amizade entre autor e ilustrador, que se conheceram em 1990, quando Guazelli recebeu um prêmio de animação em Havana, Cuba. Uma relação que, desde o início, foi incentivada pelo talento.

É também na Primavera dos Livros que o ilustrador, Guazzelli, ministra uma oficina de ilustração ao público infantil, onde as crianças brincam com as palavras e descobrem como desenhar um poema. Tudo isso inspirado, é claro, no livro Maluquices Musicais.

 

Sobre o autor e o ilustrador, amigos de longa data:

José Santos é mineiro, de um lugar que tem um nome lindo: Santana do Deserto, município que floresceu com a cultura do café e que hoje reúne grande concentração de criadores de gado. Guazzelli é gaúcho de Vacaria, uma cidade bem no sul do Brasil, onde, às vezes, tem até neve. Uma terra doce, conhecida pela produção de maçãs, amoras, morangos e framboesas. O gaúcho desenha compulsivamente e fala bastante, o mineiro é mais silencioso, mas nem tanto. O que eles têm mesmo em comum? Espíritos inquietos e criatividade sem tamanho. José Santos escreveu seu primeiro poema em 1975 e, desde então, não parou mais. A literatura infantil, no entanto, só entrou em sua vida alguns anos mais tarde. Em suas palavras “o aprendizado de como era escrever para crianças só surgiu de verdade quando nasceram meus dois meninos. Foi quando a poesia para crianças começou a jorrar”. Lançou nove livros infantis inclusive o Rimas da Floresta, também editado pela Peirópolis, em 2007. Para manter contato com os seus leitores, José realiza oficinas de rimas e de literatura para crianças. Participa, ainda, do conselho editorial do site de literatura infantil Cronopinhos e coordena o projeto Memórias da Literatura Infanto-juvenil, que já registrou o depoimento de dezenas de autores, ilustradores e editores brasileiros. Desde 1993, atua no Museu da Pessoa, um museu virtual de histórias de vida, onde é diretor de projetos especiais.

Guazzelli já é um velho conhecido no mundo das ilustrações, tendo publicado obras em diversos países desde os anos 80. Seus trabalhos já foram para mostras na Argentina, França, Itália, Portugal, Japão, Turquia, Uruguai e Cuba. Graças aos irmãos mais velhos, sempre foi um leitor assíduo de quadrinhos, começando pelos velhos Disney, especialmente as magistrais narrativas de Carl Barks. Passou por grandes momentos na carreira indo desde ilustrador contratado a diretor de arte de revistas, até chegar no patamar autônomo, de desenhar e escrever o que quer. Atualmente Guazzelli dedica uma grande parte do seu tempo para a sua produtora de filmes, a Otto Filmes, na qual é diretor de arte.

 

Sobre a Editora Peirópolis:

Criada em 1994, a Editora Peirópolis tem como missão contribuir para a construção de um mundo mais solidário, justo e harmônico, publicando literatura que ofereça novas perspectivas para a compreensão do ser humano e do seu papel no planeta. Suas linhas editoriais oferecem formas renovadas de trabalhar temas como ética, cidadania, pluralidade cultural, desenvolvimento social, ecologia e meio ambiente – por meio de uma visão transdisciplinar e integrada. Além disso, é pioneira em coleções dedicadas à literatura indígena, à mitologia africana e ao folclore brasileiro. A editora está afinada com os propósitos do terceiro setor, participando ativamente do crescente movimento de sua profissionalização. Para saber mais sobre a Peirópolis, acesse www.editorapeiropolis.com.br

 

Serviço:

Primavera dos Livros 2009

Local: Centro Cultural São Paulo

Rua Vergueiro, 1000 – Paraíso – São Paulo

 

12/09 – 16 horas – Oficina – Desenhando poesia com Guazzelli

A idéia é brincar com as palavras e permitir que cada criança descubra como desenhar um poema. Na oficina de ilustração as crianças transformam um poema em imagem.

No Espaço Infantil da Primavera dos Livros

12/09 – 18 horas – Sessão de autógrafos com Guazzelli, com apresentação musical de Guca Domenico.

 

Informações para a Imprensa – Editora Peirópolis:

Communica Brasil PABX: (11) 3868-0300

Andrea Funk (andrea@communicabrasil.com.br)

Luiz de Queiroz (luiz@communicabrasil.com.br)

Fabiane Abel (fabiane@communicabrasil.com.br)

Samantha Oliveira (samantha@communicabrasil.com.br)

www.communicabrasil.com.br

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com