“Os Lusíadas” entre os fãs de quadrinhos

O Enquadrando – Encontros sobre Quadrinhos acontece simultaneamente à 2ª Maratona HQ, evento promovido pela Livraria Devir que colocará à venda mais de dez mil gibis (nacionais e importados) a preços acessíveis, além de três mil encadernações e graphic novels. Haverá também exposições, palestras, entrevistas on-line com quadrinistas internacionais e mostra de materiais sobre quadrinhos e vídeos de animação.

Para conhecer a programação completa da Maratona HQ, clique aqui.

Peirópolis investe na linguagem da HQ

Os Lusíadas em quadrinhos, de Fido Nesti, é o segundo título da coleção Clássicos em HQ, criada pela Editora Peirópolis com o objetivo de traduzir textos clássicos para a linguagem visual dos quadrinhos. O primeiro título, Dom Quixote em quadrinhos, foi desenhado por Caco Galhardo. ?Trata-se de um trabalho ousado, pois não é uma simplificação da obra ou uma síntese, mas uma releitura em quadrinhos que preserva a linguagem original do livro?, explica Renata Borges, editora da Peirópolis.

Os Lusíadas em Quadrinhos chegou ao mercado juntamente com Versos de amor e morte, coletânea de sonetos de Camões organizada pela professora de Literatura da USP Nelly Novaes Coelho. ?Com isso, a coleção trabalha não só no sentido de traduzir para a linguagem visual um grande clássico da literatura mundial, mas também ampliar o estudo da obra e seu contexto, com o objetivo de facilitar a compreensão tanto do gênio quanto de sua época?, afirma a coordenadora da coleção, Denyse Cantuária.

Os Lusíadas, de Luis de Camões, foi publicado pela primeira vez em 1572 e, é considerado o maior texto poético em língua portuguesa, com seus 8.816 versos. Depois de ler a obra, a grande saga de Fido Nesti foi extrair do livro as passagens correspondentes às imagens que dariam vida aos personagens da viagem de Vasco da Gama em busca do caminho marítimo para as Índias, tarefa vencida com ousadia e fascínio ao mesmo tempo. “Com a tradução para os quadrinhos, espero que muitos novos leitores descubram o texto?, afirma Fido.

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com