Quidungo – release

EDITORA PEIRÓPOLIS LANÇA OBRA QUIDUNGO

Voltado para o público infantojuvenil, o livro traz o folclore do litoral e temas marinhos.

 

FICHA TÉCNICA

Título: Quidungo

Autor: Joaquim de Almeida (texto e ilustrações)

Formato: 18,5 x 23 cm

Nº de Páginas: 96

ISBN: ISBN 978-85-7596-275-6

 

A Editora Peirópolis lança, este mês, o livro Quidungo, de autoria de Joaquim de Almeida. O enredo surgiu quando o escritor lia o Novo Dicionário Banto do Brasil, do músico e escritor Nei Lopes, e encontrou a palavra “Quidungo” e o seu significado. A partir daí, o livro ganhou corpo junto das experiências de mergulhador de Joaquim. “Em todos os livros que faço procuro ter grande cuidado em trazer para os leitores fortes elementos da cultura popular brasileira e, também, de questões relacionadas ao meio ambiente e sua preservação. Para isto, a pesquisa sempre faz parte do meu trabalho, seja ela de cunho teórico ou prático”, explica o autor.

Cada ilustração foi desenhada com lápis de cor e recortada uma a uma por Joaquim de Almeida. “Para retratar o personagem principal, o mergulhador João Quidungo, escolhi, na maioria das vezes, não mostrar o seu rosto por completo. Esta proposta é uma forma de desafiar o leitor a usar sua imaginação e criar a sua própria representação visual do texto. O projeto gráfico é da Thereza Almeida, que também me ajudou bastante com ideias e soluções na construção visual do livro”, conclui Almeida.

Quidungo leva o leitor a incrível história do intrépido mergulhador João Quidungo, ambientada na década de 1950, em algum lugar da costa brasileira. Nos arrebata da habitual firmeza da terra para o misterioso mundo dos oceanos, onde criaturas abissais, tubarões famintos e uma misteriosa feiticeira conduzem à descoberta de mares nunca antes explorados. A narrativa traz a riqueza da cultura afro-brasileira, a começar pelo título do livro – Quidungo, da língua da família banta que significa “baleia fantástica” na mitologia do Recôncavo Baiano.

 

Sobre o autor:

Joaquim nasceu em 1981. Para fazer este livro, a inspiração veio de raízes brasileiras, dos mergulhos e das viagens com a sua canoa Sororoca. As ilustrações foram feitas com lápis de cor sobre papel colorido e recortadas uma a uma. Apaixonado pelo mar, o autor acredita que um dia ainda vai morar nas profundezas do oceano. Enquanto isso não acontece, acesse o site www.joaquimalmeida.com.br e conheça melhor o seu trabalho.

 

INDICAÇÃO DE LEITURA Para crianças, jovens e adultos.

TEMAS ABORDADOS Folclore do litoral, temas marinhos.

TEMAS TRANSVERSSAIS Meio ambiente e pluralidade cultural.

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com