ABCDinos – release

Editora Peirópolis lança “ABCDinos”, de Celina Bodenmüller e Luiz Eduardo Anelli

Obra traz curiosidades sobre diversas espécies de Dinossauros em um verdadeiro abecedário poético e ilustrações com ricos detalhes de cenários da pré-história

 

FICHA TÉCNICA

Título: ABCDinos

Autor: Luiz E. Anelli e Celina Bodenmüller

Ilustradora:Graziella Mattar

Páginas: 63

Formato: 19,5x 29 cm

ISBN 978-85-7596-349-4

 

A Editora Peirópolis lança, este mês, o livro “ABCDinos”,de autoria da escritora Celina Bodenmüller e do professor e pesquisador Luiz E. Anelli. Com uma espécie de Dinossauro para cada letra do alfabeto, a obra mistura versos poéticos com respostas para a curiosidade típica das crianças em fase de alfabetização. Ilustrado por Graziella Mattar, o livro mostra a forma como as fascinantes criaturas viviam, os meios de buscar alimentação e revela detalhes sobre a vida selvagem em diferentes partes do planeta na pré-história. Todos os elementos das ilustrações combinam com a leveza dos versos e refletem com exatidão as características da época. “Desde os Dinos até as folhas e insetos foram verificados com critério pelo Anelli, que é paleontólogo, e pela Graziella. Rigor científico para os pequenos, porque eles merecem esse respeito”, diz Celina.

Para ampliar a leitura, a publicação traz um mapa explicativo sobre os locais onde cada fóssil foi encontrado em várias partes do mundo. O jogo de figuras coloridas complementa as informações do texto e ilustra a imagem dos Dinossauros para os pequenos leitores.  Com texto voltado para o universo infantil, o livro traz uma série de quadras rimadas em tons musicais para transformar a leitura em uma grande brincadeira.

A obra mostra diferentes aspectos da vida dos Dinossauros que, quase sempre, são apresentados de forma raivosa e violenta no contexto histórico de sobrevivência. Para desmistificar essa ideia, os autores descrevem cenas de afeto, proteção, e explicam a necessidade dos animais de caçar para sobreviverem. “Livros sobre dinossauros estão quase sempre recheados com grandes carnívoros esfomeados, correndo atrás de herbívoros assustados, em que a disputa está sempre em pauta. Por isso, pensamos em escrever coisas que originalmente havíamos chamado de “razões para amar os Dinossauros”, e assim poderíamos explorar o outro lado da vida deles”, explica Anelli.

Para cada uma das 26 letras do alfabeto, há uma espécie de dinossauro para os pequenos leitores desvendarem. Pescoçudos, vegetarianos, os cobertos com penas e até espécies encontradas no Brasil formam um recheado tesouro de informações da paleontologia, que instiga a curiosidade da criança e que desperta a sua fascinação por histórias acontecidas há milhões de anos. “Dinossauros são seres que, mesmo reais, são como fantásticos para elas e isto abre muito espaço para brincar de imaginar. Mas esse imaginário é repleto de cenas fortes e agressivas. Este livro é uma exceção e confere aspectos de delicadeza e alegria em torno desses seres incríveis”, conta Celina.

Em seu livro anterior, também publicado pela Peirópolis, “Dinos do Brasil”, Luiz E. Anelli explorou espécies de cada região do Brasil. A Editora é a primeira no País a publicar livros sobre Dinossauros brasileiros. O autor acredita que conhecer o nosso passado e ler sobre a pré-história brasileira é importante para preservar o futuro. “Esse conhecimento representa um dos fragmentos com os quais construiremos a nossa cultura, nos aproximando do chão onde pisamos, das paisagens que nos cercam, da vida que está à nossa volta. Sem o conhecimento da nossa pré-história, nos é impossível olhar o futuro, compreender por que é importante cuidar do mundo onde vivemos”, reflete Anelli.

 

Sobre o autor – Luiz E. Anelli

Luiz E. Anelli é professor e pesquisador do Instituto de Geociências da USP, especialista em invertebrados fósseis paleozoicos e cenozoicos do Brasil e da Antártica e também ciclista amador. Criador da Oficina de Réplicas da USP, dedica-se a produzir material didático na área de paleontologia. Foi responsável pela montagem dos primeiros esqueletos de dinossauro na cidade de São Paulo, bem como da primeira réplica de um esqueleto de Tyrannosaurus rexna América do Sul. Foi o idealizador e curador da exposição “Dinos na Oca”, realizada no Parque do Ibirapuera, em São Paulo (2006). É autor de diversos livros de divulgação científica na área de paleontologia, dentre eles os famosos Guia completo dos Dinossauros do BrasileDinos do Brasil, ambos pela Peirópolis.

Sobre a autora – Celina Bodenmüller

Nascida em Brusque, uma cidadezinha catarinense. Celina sempre gosteu muito de ir à escola, e de seus brinquedos preferidos era a caixa de sapatos, que, de boca para baixo, virava uma mesa perfeita para brincar de ler e escrever. Como gostava muito de ler, ganhou vários concursos de leitura na escola. Brincar de escolinha com as amigas também era muito gostoso. Trabalhou numa biblioteca itinerante que funcionava dentro de um carro chamadoBrasília (você nem deve conhecer), entregando e retirando livros emprestados nas casas dos clientes da dona da Brasília. Teve outros trabalhos, até que um dia resolveu ter uma loja de brinquedos diferentes, que depois se transformou em uma livraria com livros só para crianças. Por causa deles conheceu o Luiz Anelli, que a convidou para escrever com ele. Ler sempre foi bem divertido. Agora está sentindo que escrever também é.

Sobre a ilustradora – Graziella Mattar

Graziella Mattar nasceu em São Paulo em 1974 e é psicóloga e educadora. Foi por meio do contato com as crianças que nasceu sua paixão maior – a ilustração. Linhas, cores e pontos, todos juntos em revistas, livros, blogs, caixas de fósforos e outras superfícies. Uma profusão de imagens que passou a banhar olhos dos leitores, ampliando o mundo de cada um.

 

Sobre a Editora Peirópolis

Criada em 1994, a Editora Peirópolis tem como missão contribuir para a construção de um mundo mais solidário, justo e harmônico, publicando literatura que ofereça novas perspectivas para a compreensão do ser humano e do seu papel no planeta. Suas linhas editoriais oferecem formas renovadas de trabalhar temas como ética, cidadania, pluralidade cultural, desenvolvimento social, ecologia e meio ambiente – por meio de uma visão transdisciplinar e integrada. Além disso, é pioneira no Brasil a trabalhar com o público infantil temas relacionados ao universo dos Dinossauros. De Luiz Carlos E. Anelli, a Peirópolis publicou também as obras “Dinos do Brasil” e “O Guia completo dos Dinossauros”.

 

Informações para a imprensa – Editora Peirópolis:

COMMUNICA BRASIL

(55 11) 3868-0300

Manoela Meneses  – manoela@communicabrasil.com.br

Andrea Funk, coordenação – andrea@communicabrasil.com.br

www.communicabrasil.com.br

 

 

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com