"Saco de mentiras, paixão de verdade": história da tradição oral cheia de desafios e encantamento
“Quando iniciei a leitura desta história abracadabrante, rocambolesca, senti as palavras formigando nos dedos, subindo pelos braços, fazendo cócegas na garganta e aquecendo os ouvidos”. Quem nos oferece esse vibrante testemunho de leitura do livro Saco de mentiras, paixão de verdade é Francisco Marques, o Chico dos Bonecos. O infantojuvenil de autoria de Lenice Gomes e Arlene Holanda, um reconto da tradição oral europeia que já recebeu atenção de Câmara Cascudo, ganhou os cuidados das tarimbadas Lenice e Arlene e o capricho das ilustrações de Taisa Borges.
Orelhas:
A história de magia, desafio e encantamento que você tem em mãos aterrissou nas páginas deste livro depois de uma longa viagem. Originada na tradição oral europeia, chegou ao Brasil impressa em folhetins, trazida pelos colonizadores ibéricos. Foi lembrada por Câmara Cascudo, conhecida por várias gerações de leitores brasileiros e agora recontada com requinte de imaginação e linguagem por Lenice e Arlene, ambas devotadas encantadoras de leitores.
Lenice, pernambucana, é escritora reconhecida e premiada, contadora de histórias, apaixonada pela oralidade, pelas histórias ao vento e suas várias versões. Arlene, cearense do interior, é também dada à escrita e aos desenhos desde sempre, e vem se dedicando a revelar aos leitores mais jovens a graça e a alegria da literatura de cordel.
Juntas, elas esperam tecer muitas histórias, “nessa atividade bonita de misturar palavras e sonhos em alquimia literária”.
Add Comment