Vem aí: Cerrado em quadrinhos
A Editora Peirópolis lança em breve Cerrado em quadrinhos, obra do geógrafo e cartunista Evandro Alves, que nos convida a um mergulho em um dos biomas brasileiros seriamente ameaçados pelo desenvolvimento e ocupação predatória.
Ofuscado pelos outros biomas de nosso país, como a Amazônia, a Mata Atlântica e o Pantanal, o Cerrado recebe pouca atenção da mídia e da educação, e acaba sendo deixado de lado, quando o foco é a preservação ambiental e cultural.
Cerrado em quadrinhos quer mudar a visão que a maioria tem sobre este bioma, tão injustamente desvalorizado. Resoluto, o autor cria imagens assertivas e agudas, acompanhas de textos enxutos e precisos, que apresentam os riscos que todos nós corremos, diante do desmatamento acelerado da região.
Contundente e muito familiar, sobretudo para os jovens, em geral experimentados nessa linguagem dos quadrinhos, a obra de Evandro Alves colabora para que os leitores possam construir sua própria visão sobre esse dilema ambiental e a se posicionarem diante do grande desafio de se preservar o bioma e cuidar da natureza, mesmo respondendo às demandas econômicas e sociais. Pensar num caminho conciliatório é necessidade premente para a sobrevivência de todos nós.
A obra conta com prefácio da bióloga, engenheira florestal e escritora Nurit Bensusan, que situa a importância do conhecimento e da literatura como elementos cruciais na defesa deste tão importante bioma: “Criar uma cultura de conhecimento e de valorização do Cerrado é, ao lado de muitas outras ações, fundamental. A natureza é inventada, em boa parte, pelas narrativas sobre ela.”
O livro desafia estereótipos e promove um entendimento profundo sobre este ecossistema único, incentivando a conscientização e a valorização do Cerrado no contexto da preservação ambiental. Para apoiar a leitura e discussão dos quadrinhos nas escolas, a Peirópolis preparou um rico material de apoio ao educador, que poderá ser acessado em breve.
Add Comment