Vem aí Futuros Imaginários, de Richard Barbrook

Futuros imaginários: do mundo virtual para o mundo real

Com isso, o autor oferece uma contribuição valiosa para todos os que se encontram engajados na busca por novos valores e ações capazes de sustentar a construção de um mundo mais justo e livre.

Richard Barbrook é conferencista da Universidade de Westminster (Londres, Reino Unido) e neste trabalho ele demonstra como a poderosa ferramenta da internet é controlada atualmente. Barbrook faz um apelo a todos os que estão ciber-conectados a usarem a rede de forma a se apropriar da política revolucionária e criar um futuro mais positivo. Sua mensagem: a criatividade cooperativa e a democracia participativa deveriam ser estendidas do mundo virtual para todas as áreas da vida, de maneira a gerar finalmente uma nova civilização.

Para defender essa idéia, o autor investiga os primórdios da internet e começa por um ponto central, a Feira Mundial de Nova York em 1964. De acordo com os críticos, essa é a melhor pesquisa e a mais original avaliação da cibertecnologia entre todos os trabalhos contemporâneos. O autor demonstra como os líderes dos negócios e os líderes ideológicos aplicaram uma visão cuidadosamente orquestrada de um futuro imaginário, no qual os robôs lavariam as louças, iriam trabalhar e pensariam por nós.

Com os Estados Unidos na vanguarda destas promessas, Barbrook mostra como forças ideológicas se uniram para desenvolver novas tecnologias de informação durante a era da Guerra Fria, e como o que foi criado moldou historicamente a internet moderna, com conseqüências políticas intencionadas. Contrária à doutrina McLuhanista, a convergência da mídia, das telecomunicações e dos computadores não liberta ? e nunca libertará ? a humanidade. Para Barbrook, a internet é uma ferramenta útil, não uma tecnologia redentora.

Quem desejar conhecer as idéias de Barbrook pode acessar o site www.imaginaryfutures.net e os vídeos: no Youtube.

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com