Ação Educativa lança "Bicho de sete cabeças", sobre o financiamento da educação no Brasil - Editora Peirópolis

Ação Educativa lança "Bicho de sete cabeças", sobre o financiamento da educação no Brasil

“Assunto seu, nosso, de todo mundo”

Para elaborar o conteúdo da publicação, especialistas da ONG Ação Educativa realizaram uma oficina com educadores, conselheiros escolares, sindicalistas e lideranças de movimentos sociais, entre outros atores da sociedade civil, que começou com uma pergunta: “O que vem à sua cabeça quando você pensa em financiamento educacional?”

Foi assim que descobriram que financiamento educacional é sinônimo de dificuldade, aridez, hermetismo, “um verdadeiro bicho de sete cabeças”, surgindo então o nome do livro, inspiração para o divertido storyboard publicado na quarta capa, que mostra um desses “bichos” sendo domado.

A cada uma das cabeças corresponde uma questão a ser decifrada pelos leitores, neste livro que tem como público-alvo a sociedade como um todo. Segundo consta no texto de apresentação, “todo o conteúdo foi trabalhado na perspectiva de fortalecimento da participação cidadã e da gestão democrática (…). Porque o financiamento educacional deve deixar de ser um bicho de sete cabeças e passar a ser um assunto seu, nosso e de todo o mundo.”

Confira, em seguida, os links para sites das entidades parceiras, o texto de orelhas e o sumário da obra.

Links para sites dos realizadores

Para obter mais informações sobre a ONG Ação Educativa, visite o site www.acaoeducativa.org.

Para obter mais informações sobre a Campanha Nacional pelo Direito à Educação, visite o site www.campanhaeducacao.net.

Para obter mais informações sobre a organização internacional Save the Children, visite o site www.savethechildrenuk.org.br.

Texto de orelhas

O que vem à sua cabeça quando pensa em financiamento educacional? O tema parece difícil, árido, cabeludo, um verdadeiro bicho de sete cabeças.

A partir do final dos anos 1990, ele ganhou espaço na agenda dos movimentos sociais e ampliou-se para além dos círculos de especialistas em Educação. O debate permeou a sociedade civil organizada e articulou-se com as políticas relacionadas à saúde, assistência social, habitação, criança e adolescente, mulheres etc. Mesmo considerando todos esse esforço coletivo, ainda são muito poucos os que conseguem compreender o financiamento educacional.

Torna-se, portanto, imprescindível decifrar este bicho para que a sociedade possa concretizar as conquistas legais, influenciar as políticas educacionais de forma mais precisa e aprimorar os processos participativos e de controle social – da escola às gestões municipais, estaduais e federal.

Neste livro, especialistas em educação da Ação Educativa revelam todos os mistérios do tema e capacitam o leitor a entendê-lo e a atuar em prol de políticas públicas na área de educação.

Se você atua na área de educação, não pode fugir desse bicho!

Sumário

Apresentação – 7

Introdução – 11

Origem dos recursos da educação: a tributação desigual e injusta da renda e da riqueza – 15

A legislação relativa à educação e ao seu financiamento – 37

O preço de aprender com qualidade – 71

Uma boa educação merece mundos e fundos – 93

Metendo o nariz onde não fomos chamados (as): o orçamento público – 121

Para fiscalizar o orçamento público – 143

Participação e controle social – 157

Instituições, obras e autores consultados – 176

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com