"Amigagem": delicado conto sobre a amizade

Da parceria com Silvia, que também assina o projeto gráfico, surge um livro com jeito artesanal, remetendo a um caderno de anotações ou a um álbum de recortes pessoais, convidando o leitor a entrar na intimidade de suas palavras.

Diálogo afinado entre texto e imagem resulta em indicação para concorrer à Bienal de Bratislava

Nessa narrativa em primeira pessoa, a personagem passeia por diversos momentos da sua relação com a amiga Mara, em um texto que entrelaça recordações de cunho afetivo às lembranças de acontecimentos recentes que dizem respeito a todos.

O texto segue como um fio da memória tecido pela autora de forma fluida e leve, mesmo quando aborda questões duras do mundo que envolve as personagens. A narradora se liberta do tempo e de suas idades para dizer de um afeto que o atravessa. Assim, atinge um espectro maior de leitores, entre jovens e adultos.

A ilustradora Silvia Amstaldem, ao escolher a técnica da colagem, coloca a imagem em sintonia com os recortes da memória presentes no texto. Em tons suaves, com jeito de fotografias guardadas no baú, as ilustrações nos transportam ao clima delicado característico da obra. O código visual complementa o verbal, oferecendo ao leitor “respiros” e enriquecendo a leitura do conto.

O diálogo bem-sucedido entre texto, ilustrações e o projeto gráfico que tudo abriga foi reconhecido pelo maior salão de ilustrações para livros infantis e juvenis do mundo: a Bienal de Bratislava, na Eslováquia, que selecionou Amigagem para concorrer ao BIB Plaque 2009.

Essa premiação já foi concedida a grandes nomes de diferentes gerações da ilustração autoral de livros infanto-juvenis no Brasil, como Ângela Lago, Nelson Cruz, Marilda Castanha, Claudio Martins, Ana Raquel, Marcelo Xavier, Mario Vale, Ricardo Azevedo, Rubens Matuck, Eliardo França, Eva Furnari, Claudio Martins, André Neves, entre outros.

A palavra de Deonísio da Silva em texto da quarta capa:

“Amigagem, neologismo criado por Renata Borges, evoca um sentimento muito bonito, o da amizade, nessas páginas escritas com tanto esmero por quem sempre se destacou pela sagacidade na interpretação dos textos alheios e pela qualidade de seus próprios textos.”

A palavra da ilustradora:

Desde pequena eu desenho e me interesso por cores, formas e traços, mas faz pouco tempo que compreendi que poderia fazer da ilustração um trabalho do dia-a-dia. Foi com muita alegria que recebi o convite para ilustrar esse livro, pois Amigagem, além de ter um texto envolvente, foi também meu primeiro trabalho como ilustradora em uma obra infanto-juvenil. Para compor as ilustrações, achei que a colagem era uma técnica bastante representativa. Juntei, misturei, recortei e colei não somente diferentes papéis, mas também as imagens das palavras e as lembranças da autora com as minhas próprias. Todo o processo foi muito prazeroso. Espero que você, leitor, goste também.

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com