adult online dating without membership fees County of Cheshire lesbian dating and sex tips Norrbottens Lan adult horny dating sites Uppsala Lan online adult dating reviews Land Hessen adult dating sites review Arrondissement Roeselare

De onde vem o português?

Depois de três lançamentos infantojuvenis portugueses: A contradição humana, e Eu só – só eu, além de Rimas de lá e de cá, livro de poemas escrito a quatro mãos por dois Josés, um português e um brasileiro, a Peirópolis prepara um livro para crianças que conta a história da Língua Portuguesa. Trata-se de De onde vem o português?, texto de Susana Ventura com ilustrações de Silvia Amstalden.

A Peirópolis reintroduziu a publicação de literatura portuguesa no mercado editorial brasileiro

Há alguns anos a Peirópolis (www.editorapeiropolis.com.br) vem desenvolvendo um catálogo de literatura portuguesa, com o valioso reconhecimento e apoio da Direcçcão geral do Livro e da Biblioteca (DGLB) do Ministério da Cultura de Portugal. Conheça clicando aqui: https://editorapeiropolis.com.br/wp-content/uploads/2012/03/catalogo_lit_port_Digital1.pdf

As publicações cobrem a cultura portuguesa desde o século XII até os dias atuais. Renomados autores estão ao lado de novos talentos que representam o melhor da literatura em Portugal. O catálogo busca contemplar, também, os ilustradores mais inovadores da atualidade e oferece sofisticação e apuro em projetos gráficos que resultam em títulos instigantes, de alta qualidade, visualmente atraentes, com ilustrações e trabalho gráfico primorosos. Conta com grandes escritores para jovens, como Alice Vieira, António Torrado e José Jorge Letria, e com arrojados artistas plásticos e multiartistas que se dedicam à ilustração e a projetos gráficos, como Bernardo Carvalho, Yara Kono e Afonso Cruz. Tem livros para crianças, jovens e professores.

Além do apoio da DGLB, a Peirópolis conta também com o reconhecimento da FNLIJ – Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (www.fnlij.org.br) que, em 2006, criou o Prêmio Henriqueta Lisboa de Literatura em Língua Portuguesa especialmente para premiar a Antologia de poemas portugueses (2006), organizado pela poeta modernista Henriqueta Lisboa, e depois, sucessivamente, vários outros livros do catálogo da Peirópolis.

Para o Ano de Portugal no Brasil, em 2012, com o objetivo de fortalecer as pontes lusófonas e divulgar a cultura portuguesa no Brasil, a Peirópolis se alinhou com as comemorações oficiais de ambos os países formatando um projeto de formação dos professores das redes públicas para trabalhar o tema em sala de aula.

Assim, preparou, além do catálogo de Literatura Portuguesa (http://www.issuu.com/peiropolis), em que as obras dessa linha são apresentadas detalhadamente ao professor e mediador de leitura, o livro Convite à navegação, de autoria de Susana Ventura, a seguir comentado, em que o professor pode percorrer sem dificuldades a história da formação da língua portuguesa, desde as cantigas no galego-português até Gil Vicente, com pontes para os autores mais importantes da contemporaneidade. Ambos os materiais foram amplamente distribuídos por todo o Brasil e também a contatos ligados à lusofonia no exterior.

Como destacou Ana Lúcia Brandão, doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC, a Editora Peirópolis teve a ousadia de trazer a literatura portuguesa de volta ao mercado brasileiro. “Tivemos o prazer de ver a redescoberta de uma literatura portuguesa infantil e juvenil repleta de textos e ilustrações que se coadunam com nossa infância e adolescência, e de extrema qualidade”.

Um pouco de história faz bem

Nos anos 80 ocorreu no Brasil uma ênfase na edição de literatura brasileira, o que sem dúvida é salutar. No entanto, a literatura portuguesa foi injustamente preterida. Com o escopo de reparar essa lacuna, a Peirópolis vem construindo esse catálogo com esmero, dedicação e entusiasmo há mais de uma década. A escolha dos títulos da coleção é pensada com o intuito de fortalecer os laços entre Brasil e Portugal, permitindo conhecer e reconhecer a cultura, a língua e a literatura.

Dos títulos já publicados, destacam-se Versos para os pais lerem aos filhos em noites de luar, Os animais fantásticos, ambos de José Jorge Letria e André Letria; Antologia de poemas para a juventude, de Florbela Espanca; Dentes de rato e Vento, areia e amoras bravas, de Agustina Bessa-Luís e Branca-flor e outros contos, de Ana de Castro Osório.

A literatura portuguesa está presente também na coleção Clássicos em QH: Os Lusíadas em quadrinhos de Camões, pelo cartunista Fido Nesti; Auto da barca do inferno de Gil Vicente, por Laudo Ferreira e Eu Fernando Pessoa em quadrinhos, por Susana Ventura e Guazzelli.

O livro Convite à navegação: uma conversa sobre literatura portuguesa de Susana Ventura, atual consultora da coleção, é uma obra de referência e foi eleita pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil 2013 como Altamente Recomendável. Nele a autora traça um panorama histórico da formação da língua portuguesa, constrói pontes com os autores mais importantes da literatura lusófona contemporânea e discorre sobre as diferentes variações passadas pelo idioma até chegar a sua forma atual.

Uma parte dos álbuns ilustrados para crianças vem do coletivo Planeta Tangerina, que foi eleita “Melhor Editora Europeia Para Infância” na edição do ano passado da Feira Internacional do Livro Infantil de Bolonha, principal referência do setor. Atualmente Portugal dialoga de maneira intensa e produtiva com o que é produzido na Europa e no mundo.

O leitor é convidado a explorar esses mares fecundos, e agora, bem mapeados de literatura portuguesa, ou melhor, das literaturas de línguas portuguesas.

Próximos lançamentos de literatura portuguesa

Meia hora para mudar a minha vida, Alice Vieira
O pintor debaixo do lava-loiças, Afonso Cruz
Atirem-se ao ar! O que nunca ninguém contou de uma viagem histórica, António Torrado
De onde vem o português?, Susana Ventura e Sílvia Amstalden
Apetece-lhe Pessoa?, Fernando Pessoa, organizado por Susana Ventura
Mouschi, o gato de Anne Frank, de José Jorge Letria

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com