Em breve: vidas brasileiras reunidas em projetos da Peirópolis e Museu da Pessoa

Sobre “Memórias dos Brasileiros”, o livro e o site

O livro

Confira a orelha do livro que está no prelo, de autoria da editora Renata Borges:

O menino vendido escravo, o sobrinho da rainha, o filho de assombração. O cozinheiro do presidente, a bonequeira que lembra o barro da infância, o poeta que aprendeu a costurar palavras com a avó materna. Índios de mil povos, imigrantes dos quatro cantos do mundo e seus descendentes.

Das memórias dos brasileiros emergem os batuques da primeira escola de samba, os sabores da culinária mestiça, os cheiros das matas. Surgem também imagens da construção de Brasília e relatos de movimentos políticos.

O brasileiro de todos os rincões, da beira-rio, do sertão, das chapadas, dos pampas, das matas, da beira-mar está aqui, retrato vivo e ao mesmo tempo protagonista desta história de muitas vidas.

Temperados com a graça e o traquejo imprevisível da memória de cada um, os depoimentos aqui reunidos foram coletados pelo Museu da Pessoa em sua sede, em São Paulo, e em suas andanças pelo Brasil. Fragmentos de conversas que escaparam ao vento num alpendre arejado no interior do País, ou de causos contados no bafo quente da barraquinha à beira-mar, enquanto se observava o movimento da pesca… De um animado boteco de qualquer esquina de nossas grandes cidades… A voz das vilas, das vielas, das roças, dos manguezais… A voz das fábricas, dos mercados, dos apartamentos…

Nessa tessitura quase fantástica de narrativas, ouvidas dos mais longínquos recantos do País, está uma trama que nos prende do começo ao fim: sem clímax, sem famosos, sem celebridades, sem estereótipos. Com o sabor insubstituível da fala de cada um.

O site

Quem desejar conhecer parte do conteúdo pode acessar o site do Museu da Pessoa na seção Memórias dos Brasileiros, que está recebendo o conteúdo editado pela equipe do Museu. Ali é possível conhecer a fala de cada personagem nas entrevistas em vídeo.

Informações sobre o lançamento em breve.

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com