Encontro Internacional Boca do Céu de Contadores de Histórias: inscrições abertas

De 10 a 16 de maio de 2010, as Oficinas Culturais Oswald de Andrade irão abrigar o Encontro Internacional Boca do Céu de Contadores de Histórias, que em sua quinta edição tratará da importância das narrativas como experiência humana. Haverá debates envolvendo especialistas de diversas áreas do conhecimento, como psicanálise, antropologia, filosofia, música e cinema. Os músicos Estêvão Marques e Teca Alecar de Brito e a escritora Lenice Gomes, autores da Peirópolis, participarão do evento, que está com inscrições abertas até o dia 8 de maio.

PRODUÇÃO, LEITURA E CONTEXTUALIZAÇÃO DA NARRATIVA

A estrutura do Encontro Internacional Boca do Céu de Contadores de Histórias é inspirada na Proposta Triangular para o ensino e aprendizagem da arte criada por Ana Mae Barbosa, cujos eixos são: produção, leitura e contextualização da arte.

A concepção e a curadoria são de Regina Machado, mestre em Educational Theatre na New York University, doutora pela ECA/USP e livre-docente do Departamento de Artes Plásticas da ECA/USP. Além dos convidados provenientes de cinco Estados brasileiros – São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia e Santa Catarina –, o evento contará com a presença de contadores de história do Canadá e do México, da França e da Bélgica.

AUTORES DA PEIRÓPOLIS NO FESTIVAL BOCA DO CÉU

Oficina Brincadeiras do mundo: a força da música em movimento
Data: dias 15 e 16/05, sábado e domingo, de 10 às 13hs.
Com Estevão Marques – compositor e arranjador do CD que acompanha o livro Muitas coisas, poucas palavras, de Chico dos Bonecos. Estêvão propõe a vivência de músicas e de brincadeiras de outros povos, entre eles os povos da África do Sul, de Gana, de Taiwan, de Portugal e do Japão. Os participantes da oficina irão cantar e dançar, utilizando instrumentos diferentes como: percussão corporal, bastões, copos, garrafas pet, colheres e canos PVC.

Debate
A narração em diversas áreas do conhecimento humano
Data: dia 10/05, segunda-feira, de 16 às 18hs.
Com Teca Alencar – educadora musical, autora de Música na Educação Infantil, Koellroter educador e Quantas música tem a música?. Teca Alencar estará ao lado da psicanalista Maria Cristina Kupfer e da cinesiologista Chantal Rousseau, em mesa-redonda mediada por Beatriz Machado.

Relatos de experiências

Contadores brasileiros: causos de vida (II)
Data: dia 15/05, sábado, de 10 às 12hs.
Com Lenice Gomes, autora do livro Saco de mentiras, paixão de verdade em parceria com Arlene de Holanda. Lenice participará de mesa-redonda com Nícia Grillo, Regina Machado, Gilka Girardello e Gislayne Matos.

O vídeo disponível no site do evento traz um texto de Lenice:

Quem conta história
Cria um instante de partilha,
Segreda os mistérios da alma
E faz surgir no céu
Uma estrela.

SERVIÇO:

Encontro Internacional Boca do Céu de Contadores de História

Local: Oficinas Culturais Oswald de Andrade – Rua Três Rios, 363. Bom Retiro. São Paulo/SP
E-mail: oswalddeandrade@assaoc.org.br
Informações e inscrições: pelo site do evento – www.bocadoceu.com.br/ ou pelo tel. 11 5055.9314 – Ramal 107.

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com