Especialistas refletem sobre as relações entre "desenvolvimento, justiça e meio ambiente"

Sobre o livro “Desenvolvimento, Justiça e Meio Ambiente”

O livro reúne artigos de intelectuais e pesquisadores brasileiros que, inspirados pelo desafio de repensar a temática do desenvolvimento, tendo em vista as novas questões e realidades presentes no cenário histórico global do início do século XXI, compartilham suas ideias sobre as interações entre natureza, sociedade, ciência, tecnologia e cultura em benefício de um novo modelo de desenvolvimento que seja democrático, socialmente inclusivo e ambientalmente sustentável.

A obra apresenta, sob uma variedade de perspectivas, as referências conceituais que deverão nortear o trabalho de educação para a sustentabilidade do Espaço Israel Pinheiro. Dessa forma, reúne artigos de seu organizador, José Augusto Pádua, como também dos especialistas: Ricardo Bielschowsky, Maurício Andrés Ribeiro, José Eli da Veiga, José Roberto Novaes de Almeida, Pedro Dallari, Juliana Santilli e Márcio Santilli, Vera Lessa Catalão, Martha Barata e Paulo Wrobel. O prefácio é do professor Ignacy Sachs, uma das mais reconhecidas autoridades internacionais em desenvolvimento e sustentabilidade.

O lançamento conta com o apoio da Natura e da Lei Rouanet.

Sobre o Espaço Israel Pinheiro

Localizado na Praça dos Três Poderes, atrás do Mastro da Bandeira, o Espaço Israel Pinheiro (EIP) será o primeiro museu interativo da capital federal. A abertura oficial para o público está prevista para acontecer em março de 2010, durante as comemorações dos 50 anos de Brasília.

Homenagem ao engenheiro Israel Pinheiro, construtor de Brasília, por ocasião das comemorações de 50 anos da cidade, o Espaço é um projeto da Fundação Israel Pinheiro, que buscou parcerias diversas para concretizar a obra com seus conteúdos culturais e educativos e conectá-la a outras instituições e espaços voltados para o tema, participando de uma rede internacional voltada para o tema.

De acordo com a idealizadora e coordenadora do projeto, a diplomata Maria Helena Pinheiro Penna, que é neta de Israel Pinheiro, a proposta conceitual e estratégica do Espaço Israel Pinheiro foi inspirada na orientação do economista francês Ignacy Sachs – conhecido por sua concepção de desenvolvimento como uma combinação de crescimento econômico, aumento igualitário do bem-estar social e preservação ambiental.

Para cumprir seus objetivos, o Espaço Israel Pinheiro já produziu e continuará produzindo conteúdos educacionais multimídia e publicações relacionados aos seus temas, como é o caso do livro Desenvolvimento, Justiça e Meio Ambiente.

O conteúdo multimídia produzido até o momento foi apresentado durante o evento do dia 20 de outubro pelos artistas digitais Álvaro Andrade Garcia, autor do audiovisual interativo Sertão Vivo, Francisco Marinho, autor dos jogos, e Lucas Junqueira, programador de softwares da Ciclope e integrante da equipe de Marinho.

Para mais informações, veja o release e o convite para o evento do dia 20/10/09 na Sala de Imprensa.

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com