I Encontro de Educação e Inclusão Social por meio de Linguagens Lúdicas e Artísticas

A PROPOSTA

Os participantes terão a oportunidade de debater, neste primeiro encontro, as possibilidades que os jogos, os brinquedos, a música, as artes plásticas e os elementos artísticos que compõem a cultura Hip Hop oferecem a processos de inclusão social de crianças e jovens. Justamente por serem novas, essas experiências ainda são pouco sistematizadas e avaliadas.

PALESTRANTES

Os autores participantes são Patricio Casco, que estará lançando o livro Tradição e criação de jogos; Teca Alencar de Brito, musicista;Chico dos Bonecos, poeta e brincante; e Ana Lúcia Silva Souza, pesquisadora do Hip Hop.

O time se completa com Auro Laesher, do Projeto Quixote, que lança, na mesma semana, o livro Por trás dos muros – Horizontes sociais do graffiti.

TEMAS

TRADIÇÃO E CRIAÇÃO DE JOGOS
Com Patricio Casco, professor de Educação Física do Ensino Fundamental e assessor de Educação Infantil do Colégio Oswald de Andrade Caravelas. Atua também como professor convidado de Jorge Dorfman Knijnik na disciplina Esporte e Filosofia da Escola de Esportes da USP e como formador de professores de Educação Física e dirigente de Oficinas de Jogos da Prefeitura Municipal da Cidade de São Paulo. É praticante de Tai Chi Chuan e terapeuta corporal do Método Rolf de Integração Estrutural.

Livros publicados pela Editora Peirópolis:

Tradição e criação de jogos ? Reflexões e propostas para uma cultura lúdico-corporal

MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Com Teca Alencar de Brito, educadora musical. Coordena as atividades da Teca – Oficina de Música, centro de atividades musicais fundado em 1984 na cidade de São Paulo. Relatora do Documento de Música do Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, produziu três CDs: Canto do povo daqui, Cantos de vários cantos e Nós que fizemos.

Livros publicados pela Editora Peirópolis:

Koellreutter educador – O humano como objetivo da educação musical

Música na educação infantil

A LEITURA E OS BRINQUEDOS INVISÍVEIS
Com Francisco Marques (Chico dos Bonecos), poeta e arte-educador que trabalha desde o início da década de 80 com o resgate de brinquedos e brincadeiras antigas, incluídas nessa categoria de brinquedos aqueles invisíveis, como histórias, contos, lendas e fábulas vindas da literatura oral.
Sua matéria-prima de trabalho parece ser a impalpável riqueza da oralidade brasileira mesclada com o humor e o resgate da vontade de brincar.
Livros publicados pela Editora Peirópolis:

Galeio – Antologia poética para crianças e adultos

Muitos dedos : enredos

Desvendério – Quem conta um conto omite um ponto e aumenta três

ARTE E GRAFFITI
Com Auro Danny Lescher, psiquiatra, faz parte do grupo que fundou em 1996, em São Paulo, o Projeto Quixote. Atualmente, é coordenador-geral do projeto que tem como missão transformar a história de crianças, jovens e famílias em situação de risco por meio do atendimento clínico, pedagógico e social integrados ?nos últimos anos, por meio também da criação de alternativas de geração de renda para os participantes. Em 2005, realizou nove mil oficinas, seis mil atendimentos clínicos e 2.100 atendimentos familiares, beneficiando diretamente mais de três mil crianças e jovens.

Livros publicados pela Editora Peirópolis:

Por trás dos muros ? Horizontes sociais do grafitti (organização de Graziela Bedoian e Kátia Menezes)

CULTURA HIP HOP E RELAÇÕES ÉTNICAS
Com Ana Lúcia Silva Souza,doutoranda no Programa de Pós-graduação em Lingüística Aplicada da UNICAMP ? Instituto de Estudos da Linguagem. Mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP e professora universitária na área de Sociologia da Educação. Atualmente desenvolve pesquisa sobre Práticas de Letramento no Movimento Hip Hop. Pela ONG Ação Educativa, assessora projetos de educação de jovens e adultos na área de letramento e estudos da sociedade. Integra ainda o grupo Imagens Negras ? Cidade do Conhecimento/USP e a Associação Brasileira dos Pesquisadores Negros (ABPN/SP).

Livros publicados pela Editora Peirópolis:

Igualdade das relações étnico-raciais na escola

REALIZAÇÃO:

Editora Peirópolis
Rua Girassol, 128 – Vila Madalena
05433.000 São Paulo, SP
Tel.: 11 3816.0699
Fax.: 11 3816.6718
mkt@editorapeiropolis.com.br

Instituto Avisa Lá
Rua Harmonia, 1040
Sumarezinho – São Paulo, SP
CEP: 05435.001
Tels: 11 3032.5411 e 3812.9561

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com