Instituto Rodrigo Mendes promove seminário internacional sobre educação inclusiva dia 18

Por uma educação capaz de lidar com as diferenças

O seminário terá como tema central a educação capaz de lidar com as diferenças a partir da valorização dos processos de ensino e aprendizagem no campo das artes visuais. Além de atuarem há 15 anos com essa proposta, os integrantes do IRM estarão ao lado de representantes de instituições reconhecidas mundialmente por suas experiências renovadoras no campo da educação: a Escola da Ponte, de Portugal, a Escola Infantil Loris Malaguzzi, de Régio Emilia, na Itália, e a Universidade Pública de Navarra, na Espanha.

O objetivo do evento é justamente divulgar e compartilhar essas experiências no momento em que todo o sistema de ensino é desafiado a adotar novas estratégias para incluir alunos que não se encaixam nos padrões homogeneizantes nos quais esse sistema se baseia. Por meio de diálogos e reflexões, serão problematizadas as estruturas institucionais marcadas pela homogeneização e aquelas que valorizam os processos que emergem das relações subjetivas proporcionadas pelas experiências artísticas.

Com esta iniciativa, o evento pretende evidenciar as diferentes abordagens educativas em escolas, ONGs e grupos artísticos, para que seja possível contemplar as diversas paisagens sobre ensino e aprendizagem das artes visuais e suas relações com a inclusão/exclusão.

Seminário “Artes Visuais na educação contemporânea – Experiências que contribuem para a inclusão”

Programação

8h30 – credenciamento
9h30 – abertura

10h – A arte como experiência em educação: uma oportunidade para a inclusão
Imanol Agirre – Professor titular de Educação Artística da Universidade Pública de Navarra, Espanha

11h – O ateliê, a investigação das linguagens e o convívio entre diferentes
Francesca Manfredi – Atelierista da Escola Infantil do Centro Internazionale Loris Malaguzzi, em Reggio Emilia, Itália
José Cavalhero – Coordenador Pedagógico do Programa Singular do Instituto Rodrigo Mendes, Brasil
Mediadora: Ana Cristina Gonçalves Rocco – Doutora em Artes Visuais pela Escola de Comunicações e Artes da ECA/USP

13h30 – almoço

15h – Intervenções Artísticas: atitudes educativas em espaço público e escolar José Pacheco – Coordenador da Escola da Ponte, Portugal
Grupo Contrafilé (formado em São Paulo em 2000, o grupo investiga e produz arte por meio de estratégias educativas como atitudes políticas)
Mediador: Martin Grossmann – Professor Titular da Universidade de São Paulo e Diretor do Centro Cultural São Paulo (CCSP), Brasil

17h30 – Encerramento e entrega de certificado

Inscrição

Pelo portal do SESC SP – www.sescsp.org.br – e nas unidades.
Taxa de inscrição:
R$ 5 – trabalhador no comércio de bens e serviços matriculado e dependentes
R$ 10 – usuário inscrito, estudante, maiores de 60 anos, professores e aposentados
R$ 20 – demais interessados

Informações
Pelo e-mail artesvisuais@vilamariana.sescsp.org.br
Pelo telefone 11 5080.3008, de 10 às 19hs

LINKS RELACIONADOS:

Instituto Rodrigo Mendes
Instituto Rodrigo Mendes

Educação Inclusiva > site da Unesco Brasil
Educação Inclusiva/Unesco

Educação para todos: o compromisso de Dakar
Fórum Mundial de Educação de Dakar

Programa Educação Inclusiva do MEC: direito à diversidade
Programa Educação Inclusiva do MEC

Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva
Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com