Lama Padma Samten apresenta o livro A Roda da Vida

Padma Samten3Antes de ser ordenado lama pelo mestre o tibetano Rinpoche, Lama Padma Samten atuou no meio acadêmico como professor de física pós-graduado em física quântica. Exímio criador de pontes entre a doutrina budista e o cotidiano das pessoas,  é autor de três pequenos livros que reúnem os ensinamentos, A joia dos desejos, Mandala de lotus e Meditando a vida, e o lindíssimo A Roda da Vida como caminho para a lucidez, uma edição em capa dura e toda em cores. Para entender sua proposta, publicamos a seguir o texto de apresentação e o sumário do livro A Roda da Vida.

Apresentação
Lama Padma Samten

Este livro é um resumo de alguns dos pontos fundamentais da doutrina budista. O budismo é uma tradição filosófica e religiosa extremamente maleável e não sectária, que ao longo de 25 séculos tem se adaptado a diferentes culturas e à evolução da sociedade. Manifesta um só conteúdo em uma infinidade de formas diferentes: temos, por exemplo, o budismo indiano, chinês, japonês, tibetano, coreano, vietnamita, tailandês; além disso, temos subdivisões em escolas.

Como sou um lama ordenado dentro da tradição Nyingma do budismo tibetano, este livro apresenta o pensamento budista basicamente a partir dessa visão. O texto originou-se de ensinamentos proferidos para meus alunos em ocasiões e locais variados. No budismo, temos um enorme apreço pela tradição oral: o Buda explicou toda a sua doutrina em discursos para seus discípulos; os ensinamentos só começaram a ser redigidos cerca de trezentos anos depois. Para os budistas, o estudo dos textos deve ser acompanhado dos ensinamentos orais ministrados por um professor, o guru (ou lama na tradição tibetana em que me incluo), pois todos os mestres de todas as escolas e linhagens fazem parte de diferentes correntes de transmissão que sempre remontam ao Buda. Assim, o professor faz a ligação direta com o Buda.
A presença do professor também é importante porque ele deve representar não só o conhecimento teórico, a doutrina, mas especialmente a prática. O Buda disse que ninguém deveria aceitar suas ideias baseado na fé; o praticante deve testar os ensinamentos na prática e ver se são úteis e funcionam. Seus ensinamentos originais deram origem a uma religião extremamente sofisticada em termos filosóficos, que Sua Santidade o Dalai Lama resume ao seguinte: faça o bem sempre que possível; se não puder fazer o bem, tente não fazer mal. É isso que todo budista deve fazer em sua prática em busca da iluminação.
Assim, além de explicar o que pensam os budistas, abordo o que um praticante budista pode fazer no cotidiano dentro de uma visão de responsabilidade universal e cultura de paz. Afinal, hoje mais do que nunca, todos os humanos precisam fazer a sua parte para o bem-estar individual e social, e para a preservação do planeta.

Na minha experiência em encontrar grupos tenho percebido o grande benefício que a compreensão profunda e detalhada da operação do mundo mental mágico das pessoas, dos outros seres e também das organizações pode trazer a eles mesmos. Parece-me que estamos vivendo o tempo maravilhoso do encontro de tantas tradições de conhecimento que se potencializam mutuamente e permitem uma progressiva harmonia, que espero no futuro surja como uma genuína cultura de paz, ludicidade e felicidade. É o tempo em que a compreensão da magia do mundo interno potencializa a compreensão da magia do mundo externo, e vice-versa.

Ainda que esse livro possa ser útil aos budistas, aspiro de coração que possa ser entendido em âmbitos mais amplos como uma contribuição não religiosa e não sectária, de mero bom senso, que venha a ressoar internamente com a sabedoria e a lucidez natural de cada um.

Agradeço à Sanga dos vários Centros de Estudos Budistas Bodisatva pelo trabalho de organização e transcrição dos ensinamentos que deram origem a esse texto, a Brenda Neves pela compilação e organização parcial das várias partes que o formaram e a Lúcia Brito por ter dado forma final ao texto. Agradeço também a Tiffani Rezende pelo trabalho maravilhoso das pinturas do Templo do Caminho do Meio em Viamão, RS, de onde as imagens que compõem este livro foram retiradas, e a Lucyana Fraga e Cinthia Sabbado pela participação preciosa no trabalho da Tiffani. Agradeço ainda a arte de Mariana, que concebeu e executou a parte gráfica deste livro, e a Guilherme Einhardt e Monica, que foram capazes de, com suas máquinas fotográficas, extrair habilmente as imagens das paredes para colocá-las nestas páginas.

Lama Padma Samten,
março de 2010

SUMÁRIO

APRESENTAÇÃO

INTRODUÇÃO

CAPÍTULO I
Um jardim chamado dukkha
A primeira Nobre Verdade

CAPÍTULO II
Os fenômenos dançam
Os 12 elos da originação interdependente
1. Avidya
2. Samskara
3. Vijnana
4. Nama-Rupa
5. Shadayatana
6. Sparsha
7. Vedana
8. Trishna
9. Upadana
10. Bhava
11. Jeti
12. Jana-Marana

CAPÍTULO III
Dissolução da experiência da Roda da Vida
A quarta Nobre Verdade
1º. Passo: Motivação
2º. Passo: Não praticar ações danosas com a mente
3º. Passo: Não praticar ações danosas com a fala
4º. Passo: Não praticar ações danosas com o corpo
5º. Passo: Ação transcendente e compassiva
6º, 7º. e 8º. Passos: As etapas da meditação
Visão, Meditação e Ação
O Senhor da Roda da Vida

CAPÍTULO IV
A perfeição da sabedoria
Silêncio e Lucidez
Chenrezig e os cinco Skandas
AS quatro montanhas: Nascimento, vida, decrepitude e morte
Início do diálogo do Sutra no Coração
1º. Exemplo: Objeto imaginado
2º. Exemplo: Figura gráfica
3º. Exemplo: Objeto tridimensional
4º. Exemplo: Uma pessoa
Quatro níveis de experiência: A conclusão
Paisagem, Mandala e Realidade do Mundo
Síntese da Análise do Prajnaparamita
Faculdades dos Sentidos e Obstrução
O Mantra Insuperável
Energias

CAPÍTULO V
E ma ho!
Conclusão

APÊNDICE
Os quatro pensamentos que transformam a mente e a mandala da lucidez
A Linhagem
A conexão com o Lama
1º. Pensamento: A vida humana preciosa e os seis reinos
2º. Pensamento: Impermanência
3º. Pensamento: Carma
4º. Pensamento: Sofrimento
Refúgio
Refúgio na Mandala do Buda
Um Budismo Livre de Si Mesmo
Apêndice 2
Cultura de Paz
As Dificuldades
As Soluções

Índice remissivo de ilustrações

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com