Lançamento de A origem do beija-flor na Flip

A Editora Peirópolis lançou, no dia 6 de julho, no espaço da Livraria da Vila na Flipinha, durante a Feira Literária Internacional de Paraty (FLIP), a obra A origem do beija-flor: Guanãby Murũ-Gáwa, do escritor e filho do povo indígena Maraguá, Yaguarê Yamã, com ilustrações de Taisa Borges. O livro, em edição bilíngüe – português e maraguá – integra a Coleção Peirópolis Mundo, primeira linha brasileira de livros infantojuvenis dedicada ao resgate de línguas ameaçadas de extinção. Aqui, o líder indígena conta a versão dos Maraguá para o surgimento desse misterioso ser.

Atualmente, os Maraguá se distribuem em quatro aldeias, todas nas margens do rio Abacaxis, e sua população na área não ultrapassa 200 pessoas. Segundo o autor, hoje há apenas pouco mais de 10 pessoas falantes da língua Maraguá.

A história também pode ser ouvida em seu idioma de origem no link www.editorapeiropolis.com.br/peiropolismundo. Além da obra de Yaguarê Yamã, a editora é responsável também pela publicação da obra Grande assim: uTshepo Mde, de autoria de Mhlobo Jadezweni, em IsiXhosa – primeiro lançamento da coleção Peirópolis Mundo sobre uma das inúmeras línguas africanas ameaçadas de extinção.

 

 

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com