"Manual da criança caiçara", de Marie Ange Bordas: um livro tecido com a comunidade

A artista visual e arte-educadora Marie Ange Bordas tem trabalhado com várias comunidades ao redor do mundo. Ela realizou workshops em campos de refugiados na África do Sul, Quênia, Sri Lanka, Etiópia, França e Estados Unidos, utilizando a fotografia e o vídeo para estimular o resgate da memória daqueles que foram obrigados a deixar a terra natal.

Marie Ange tem acumulado rica experiência na elaboração de narrativas imagéticas feitas em parceria com as comunidades onde atua. Nesse processo ela une a sua experiência com o jornalismo e as artes plásticas aos seus interesses pedagógicos, resultando no desenvolvimento de um método de trabalho que usa diferentes mídias de forma interativa para estimular uma nova percepção da realidade.

No Brasil ela desenvolve uma proposta de trabalho junto a comunidades tradicionais, e uma dessas propostas gerou o livro Manual da criança caiçara, realizado com os descendentes dos indígenas caiçara do litoral sul de São Paulo. O projeto, que busca compartilhar com as crianças brasileiras os saberes e fazeres da cultura caiçara, foi realizado graças ao Prêmio Interações Estéticas – Residências Artísticas em Pontos de Cultura, enquanto o livro, selo “Altamente Recomendável” pela FNLIJ, contou com o apoio do ProAC – Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo.

A autora participou recentemente do evento Conversas ao Pé da Página, que discutiu temas referentes à literatura, leitura, formação de leitores e livros para crianças e jovens no mundo contemporâneo. No evento, que contou com a participação de especialistas e artistas de renome, Marie Ange Bordas realizou a oficina Afinando os sentidos:  Ler e escrever imagens para recontar seu mundo, que ela realiza como parte integrante da sua prática artística e como consultoria para diversas organizações sociais.

Para conhecer mais sobre o trabalho de Marie Ange Bordas, acesse o seu site:
http://www.marieangebordas.com/

Para ter acesso a um registro do Conversas ao Pé de Página, acesse texto escrito por uma de suas organizadoras, Dolores Prades.

Para saber mais sobre o livro Manual da criança caiçara, visite a sua página neste site.

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com