Passarinha – release

Passarinha

Lançamento da Editora Peirópolis, de autoria de Regina Berlim, leva à reflexão sobre o ciclo natural da vida.

 

FICHA TÉCNICA

Título: Passarinha

Autora Regina Berlim

Ilustradora: Thais Beltrame

Formato: 25 x 18 cm

Nº de páginas: 46

ISBN: 978-85-7596-222-0

 

A Editora Peirópolis lança o livro Passarinha, de autoria de Regina Berlim e ilustrações de Thais Beltrame. A obra, realizada com o apoio do Governo do Estado de São Paulo e Secretaria de Estado da Cultura pelo Programa de Ação Cultural 2011, leva o leitor a refletir sobre questões da vida. Por meio de uma narrativa poética, a autora conta, de forma sintética e bastante simbólica, a história de um menino que testemunha o processo de crescimento de um pequeno pássaro em uma árvore próxima a uma janela de sua casa.

Acompanhando dia a dia o processo de crescimento da pequenina ave, a passagem do tempo e das estações, o garoto cada vez mais vai se apegando a ela. Percebe sua presença, ouve seu cantar, dá-lhe um nome, acostuma-se a fazer-lhe confidências. Mas um dia se vê obrigado a deixá-la partir e cumprir seu destino.

Segundo Regina, o livro é como uma história de amor, no sentido da criação de um vínculo inesperado e profundo. “Acho que o grande aprendizado na vida – o ‘pulo do gato’ – é conseguir lidar com a ausência e entender que esses vínculos podem permanecer de um jeito bom, mesmo quando o outro não está mais ao nosso lado. E que as ausências, infelizmente, nem sempre são anunciadas”, diz.

Passarinha encanta o leitor tanto pela poesia e suavidade de seu texto quanto por suas ilustrações, repletas de sensibilidade e detalhes. “Os desenhos da Thais tem um não-dito que captura a essência da história. Ela teve total liberdade de transmitir em seus traços a emoção das personagens. E foi exatamente o que fez”, destaca a autora.

Voltado para o público infantil, o livro, entretanto, proporciona uma leitura prazerosa para jovens e adultos, por lidar com um tema denso em mais de um nível de leitura. “A Thaís Beltrame comentou que a Passarinha é uma história cheia de silêncios. Achei uma definição linda. O que desejo é que cada leitor consiga ouvi-los e encantar-se com eles”, concluiu Regina.

 

Sobre a autora

Regina Berlim nasceu em 1965 e é gaúcha de Porto Alegre. Formou-se em Letras, com especialização em Tradução, e durante quatro anos estudou e trabalhou em Lausanne, Genebra, Barcelona e Londres. Quando voltou ao Brasil, instalou-se em São Paulo, onde vive com o marido, o filho e o cão. Passarinha é seu segundo livro. O primeiro, Jonas e as Cores, lançado em 2006 também pela Editora Peirópolis, ganhou o Prêmio Revelação de Autor Inédito/Infantil do Programa de Apoio à Cultura – PAC e foi selecionado para o acervo da Coordenadoria Municipal de Bibliotecas (SMC/PMSP) e para o Programa Nacional do Livro Didático – Obras Complementares PNLD 2010.

 

Sobre a ilustradora

Thais Beltrame é paulistana e nasceu em 1976. Desde pequena desprezava o lápis de cor e rabiscava compulsivamente os livros da sua mãe com uma caneta Bic. Hoje, a artista utiliza da sutileza meticulosa do pincel e do nanquim para revelar uma atmosfera peculiar e melancólica. O resultado são questões existenciais universais representadas de forma ácida, porém extremamente delicada, recriando assim o encanto da infância em toda a sua escuridão, tristeza, descobrimento e brilho. Em 1996, Thais iniciou os estudos formais de arte no San Francisco City College e concluiu a faculdade de Artes Plásticas no Columbia College de Chicago. A artista vive e trabalha em São Paulo, e seus trabalhos já foram expostos em galerias e feiras de arte na Inglaterra, Estados Unidos e Brasil.

 

Sobre a Editora Peirópolis:

Criada em 1994, a Editora Peirópolis tem como missão contribuir para a construção de um mundo mais solidário, justo e harmônico, publicando literatura que ofereça novas perspectivas para a compreensão do ser humano e do seu papel no planeta. Suas linhas editoriais oferecem formas renovadas de trabalhar temas como ética, cidadania, pluralidade cultural, desenvolvimento social, ecologia e meio ambiente por meio de uma visão transdisciplinar e integrada. Além disso, é pioneira em coleções dedicadas à literatura indígena, à mitologia africana e ao folclore brasileiro. A editora está afinada com os propósitos do terceiro setor, participando ativamente do crescente movimento de sua profissionalização. Para saber mais sobre a Editora Peirópolis, acesse www.editorapeiropolis.com.br.

 

 

Informações para a imprensa:

COMMUNICA BRASIL PABX: (11) 3868-0300

Andrea Funk – andrea@communicabrasil.com.br

Samantha Oliveira – samantha@communicabrasil.com.br

Kelle Momesso – kelle@communicabrasil.com.br

www.communicabrasil.com.br

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com