Peirópolis edita pesquisa da ONG Ação Educativa sobre as relações étnico-raciais na escola

Organizado por Camilla Croso, coordenadora do Observatório da Educação e da Juventude (Ação Educativa), em parceria com a socióloga Ana Lúcia Silva Souza, integrante da Associação Brasileira dos Pesquisadores Negros (ABPN-SP), o livro Igualdade das Relações Étnico-Raciais na Escola aborda os resultados da “Consulta étnico-racial na escola”, pesquisa realizada em São Paulo, Salvador e Belo Horizonte junto a 15 instituições de educação infantil e fundamental das redes municipais sobre a implementação da lei no. 10.639.

Promulgada pelo Presidente Lula em fevereiro de 2003 e regulamentada em março de 2004, a lei ainda encontra obstáculos para sair do papel. A publicação vem contribuir para sua efetivação, ao evidenciar a realidade da educação básica no Brasil no que toca às questões étnico-raciais e ampliar a reflexão sobre a construção de políticas públicas comprometidas com a reeducação das relações étnico-raciais nas escolas brasileiras.

MAIS INFORMAÇÕES

Leia release publicado neste site.

Leia matéria sobre a questão no site da ONG Ação Educativa.

Leia matéria publicada no jornal O Estado de São Paulo, no dia 23 de dezembro de 2007, sobre a pesquisa que gerou o livro.

Conheça o texto da lei no site da Casa Civil da Presidência da República.

Conheça as entidades que se uniram no projeto do livro “Igualdade das relações étnico-raciais nas escolas”, e suas respectivas atuações:

Ação Educativa

CEERT – Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades

Ceafro – Educação e Profissionalização para a Igualdade Racial e de Gênero

Instituto C&A

Save the Children

MIEIB – Movimento Interfórum de Educação Infantil do Brasil

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com