Peirópolis lança diário poético ilustrado de Gabriela Romeu
O livro traz flashes e fragmentos poéticos de viagens pela infância ribeirinha
A Editora Peirópolis lança em 29/10, sábado, às 15 horas, na Livraria Miúda (Rua Coronel Melo de Oliveira, 766 – Pompeia, São Paulo – SP, 05011-040 – Perdizes – São Paulo, SP) o livro Diário das águas, da jornalista, crítica e escritora Gabriela Romeu, com ilustrações de Kammal João.
Neste diário ilustrado, o tempo é o da escuta e o ritmo é o do rio. Poemas são pescados das brincadeiras das crianças, das memórias dos mais velhos e dos lampejos da imaginação de uma poeta viajante.
No vai-e-vem das páginas, surgem versos-piracemas, listas, nomes, receitas, poemas e dizeres compostos com registros em desenho. O leitor é convidado a mergulhar nas funduras de muitos Brasis, olhando ao mesmo tempo para as miudezas e para a imensidão.
O livro se mostra capaz de traduzir as dualidades da enchente e da vazante, a viagem de dentro e a de fora, o mundo submerso e o espelho do real, o significado da palavra e o vazio do sentido, a poesia e a etnografia.
Depoimentos de leitura
“Fiquei profundamente tocada, em algum lugar que não saberia explicar – na minha alma? – com o delicado, poético e sensível diário escrito pela Gabriela Romeu e belamente ilustrado por Kammal João.” — Adriana Friedmann
“Texto fluido, escorre e puxa a gente pra navegar junto por esses rios, nesse diário precioso. Tem hora que a gente enrosca aqui ou ali, num atalho por entre as águas que vão ficando mais movimentadas, vão trazendo gente pra perto das margens. Meninos, sempre eles! Desenhos lindíssimos, projeto gráfico delicioso!” — Cristiane Tavares
“Os registros de Gabriela Romeu pelas águas brasileiras nos convidam a um banho em nossas origens, movimentando o Brasil que flui e transborda em nossas veias.” — Ana Carol Thomé
“Marinado na poesia, o livro fisga o leitor com imagens precisas que revelam a geografia, o cotidiano e o imaginário de povos ribeirinhos a partir do olhar das crianças de muitas estradas de água brasileiras. Nessa cartografia poética-afetiva, texto e ilustrações coadunam-se, como linha e anzol, rio e peixe, chuva e cheia, sol e seca, criança e brinquedo.” — Marlene Peret
Sobre Gabriela Romeu
É jornalista, documentarista e escritora, especializada em produção cultural para infância, com vinte anos de atuação em projetos que abordam temáticas infantis e são desenvolvidos em diferentes plataformas: livros, documentários, sites e exposições. Como jornalista, escreveu diversas reportagens sobre as realidades infantis brasileiras para o jornal A Folha de São Paulo e é crítica de teatro infantil para o Guia da Folha. Foi também editora do caderno Folhinha e coordenou o projeto Mapa do Brincar (Grande Prêmio Ayrton Senna de Jornalismo). Atua como roteirista e diretora de documentários sobre e para crianças, alguns deles premiados em festivais do Brasil e do exterior, como Disque Quilombola e Meninos e reis. É autora e coautora de livros que criam pontes entre diferentes realidades infantis, como Terra de cabinha – Pequeno inventário da vida de meninos e meninas do sertão (Peirópolis; Prêmio Jabuti, FNLIJ e Cátedra Unesco), Tutu-moringa, história que tataravó contou (Companhia das Letrinhas), Álbum de família – Aventuranças, memórias e efabulações da trupe familiar Carroça de Mamulengos (Peirópolis), Lá no meu quintal (Peirópolis), Menininho (Panda Books) e Irmãs da chuva (Peirópolis). É diretora do projeto Infâncias (www.projetoinfancias.com.br), que desde 2011 registra os saberes, fazeres e viveres das crianças por muitos Brasis.
Sobre Kammal João
Vive e trabalha no Rio de Janeiro como artista visual e professor de desenho, investigando as relações entre desenho e corpo. Também faz parte do projeto Cadernos e Caminhos, que procura conciliar viagens e registros. Ilustrou poemas de Manoel e Barros e também o livro Lá no meu quintal, de Gabriela Romeu.
Serviço
Diário das águas
Textos de Gabriela Romeu
Desenhos de Kammal João
Brochura com bordas arredondadas– 4 x 4 cores
104 páginas
ISBN 978-65-5931-221-4
Add Comment