Vem da África o primeiro título da coleção Peirópolis Mundo

Grande assim, de Mhlobo Jadezweni, conta em isiXhosa e em português a história de Tshepo, o garoto que queria crescer e alcançar as alturas das árvores de sua terra. O novo título inaugura a coleção Peirópolis Mundo, dedicada a culturas minoritárias e línguas ameaçadas de extinção. Cada livro terá versão em áudio na voz do próprio autor.

Com essa coleção, a editora dá mais um passo rumo a um dos objetivos que tem perseguido ao longo de 15 anos de existência: construir pontes entre autor e público, entre os ideais e suas práticas e entre diferentes culturas . Pioneira na publicação de autores indígenas no Brasil, ela amplia o alcance de seu catálogo ao abrigar novas vozes, como o isiXhosa de Mhlobo.

Mais sobre a língua isiXhosa

IsiXhosa, também chamada Xhosa, é uma das onze línguas oficiais da África do Sul. Falada por cerca de 8 milhões de pessoas, ou aproximadamente 18% da população, é o segundo idioma mais usado no país depois do isiZulu (ou simplesmente Zulu).

Uma das características mais marcantes do isiXhosa são seus três cliques básicos: c (clique dental), x (clique lateral) e q (clique palatal). Um bom exemplo é a música Uqongqothwane, de Miriam Makeba, também conhecida como a “música dos cliques”.

Conheça o ritmo do isiXhosa na voz do seu autor

Para ter acesso ao áudio com Mhlobo lendo “Grande assim”, clique no link abaixo, disponível também na seção Multimídia deste site.

Utshpo_Mde

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com