Release – A floresta canta!

Editora Peirópolis lança “A Floresta Canta! Uma Expedição Sonora Por Terras Indígenas No Brasil”.

Obra escrita por Magda Pucci e Berenice de Almeida faz uma grande viagem pela diversidade musical dos índios brasileiros com registros culturais de diferentes aldeias

 

Título: A Floresta canta! Uma expedição sonora por terras indígenas no Brasil

Autor:Berenice de Almeida & Magda Pucci

Ilustrador: Joana Resek

Páginas:72

Formato:22×24 cm

ISBN 978-85-7596-342-5

Preço: R$ 44,00

 

A Editora Peirópolislança, este mês, A Floresta Canta! Uma Expedição sonora por terras indígenas no Brasil”,de autoria de Magda Pucci e Berenice de Almeida. O livro traz uma grande viagem pela riqueza musical cultivada por grupos indígenas em diferentes regiões do país como Krenak, Kaingang, Paiter-Suruí, Ikolen-Gavião, Mbyá Guarani, Xavante, Kambeba e Yudjá. Com ilustrações de Joana Resek, a publicação percorre um longo caminho para explicar cada detalhe dos sons retirados das florestas, as tradições culturais e a linguagem utilizada para transformar elementos da natureza em canções.

As autoras descrevem a viagem em diversas etapas, transformando a experiência em um diário de bordo sonoro com fotos de instrumentos, mapas dos lugares visitados e comentários sobre os costumes de cada grupo indígena. A inspiração para transformar os registros em livro musical nasceu da vontade de mostrar para as crianças as riquezas do universo cultural indígena com uma linguagem adaptada para despertar o interesse infantil.  “Achamos importante apresentar de forma simples a cultura musical indígena e colocá-la num patamar de igualdade com qualquer outra música que se possa ouvir por ai”, diz a educadora musical Berenice de Almeida e Magda Pucci, diretora musical do Mawaca,conhecido por suas versões inovadores de canções de todo o planeta.

Para acompanhar a leitura, as músicas descritas na publicação podem ser ouvidas pelo celular, via QR Code, ou acessando o site da Editora Peirópolis (https://www.editorapeiropolis.com.br/aflorestacanta). As canções indígenas escolhidas mostram uma grande diferença dos sons que os leitores estão acostumados a ouvir nas cidades. A pluralidade musical narrada de forma divertida traz elementos para despertar a imaginação. “Em geral, o mundo indígena é mostrado de forma pesada, com certo ranço, e quase sempre com muito preconceito. Por isso, achamos importante apresentar essa diversidade com descontração.”, contam as autoras.

Com prefácio do escritor indígena Ailton Krenak, a obra aborda diferentes fases da história dos índios brasileiros. O conteúdo histórico é apresentado com um vasto material sobre a relação com a natureza e os segredos mitológicos das comunidades indígenas. Magda e Berenice esperam que o projeto apresente uma nova visão do cotidiano da floresta para as crianças e educadores. “Queremos muito que as crianças que lerem nosso livro tenham vontade de conhecer o Brasil indígena, que respeitem esses povos que aqui vivem e que passem a admirá-los pela sua cultura, pela sua música, enfim, que não tenham preconceito ou uma imagem ruim, como muita gente tem”, conclui.

 

Sobre as autoras

Berenice de Almeida

Berenice de Almeida é educadora musical, pianista e bacharel em Música pela Escola de Comunicações e Artes da USP (ECA-USP). É também professora de Música na Escola Municipal de Iniciação Artística (EMIA), em São Paulo, e faz parte do Núcleo de Criação do Projeto de Capacitação “Brincadeiras Musicais da Palavra Cantada”. Como escritora, publicou Música para crianças: possibilidades para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental; além de “Outras terras, outros sons” e “A floresta canta” (Peirópolis), ambos em parceria com Magda Pucci. Colaborou também como autora das coleções “Brincadeiras musicais da Palavra Cantada” e “Brincadeirinhas Musicais da Palavra Cantada”, em parceria com Gabriel Levy. Atualmente, é mestre em Educação Musical na ECA-USP.

Magda Pucci

Magda Pucci é etnomusicóloga, cantora, arranjadora e compositora. É também diretora musical do Mawaca, grupo conhecido por suas versões inovadores de canções de todo o planeta. Formada em Regência pela Escola de Comunicações e Artes da USP (ECA-USP), é mestre em Antropologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e doutoranda em Performance e Artes Criativas na Universidade de Leiden na Holanda. Como autora, publicou os livros “Outras terras, outros sons”, em parceria com Berenice de Almeida, e “De todos os cantos do mundo”, e “Contos Musicais” com Heloisa Prieto. Pela Peirópolis, Magda Pucci assina junto com Berenice de Almeida a autoria do livro “A floresta canta”, uma viagem de descobrimento cultural por meio das canções indígenas.

Joana Resek (ilustradora)

Joana Resek é paulistana e morou em Belo Horizonte, Barcelona e Paris. Formada em design gráfico, tem dois mestrados em arte, design e novas tecnologias, pela Universidade Paris 8 Saint Denis, na França, e pela Escola Superior de Disseny, na Espanha. Depois de 8 anos na Europa, atualmente mora em São Paulo e trabalha com ilustração e design gráfico, além de projetos de animação e vídeo.

Sobre a Editora Peirópolis

Criada em 1994, a Editora Peirópolis tem como missão contribuir para a construção de um mundo mais solidário, justo e harmônico, publicando literatura que ofereça novas perspectivas para a compreensão do ser humano e do seu papel no planeta. Suas linhas editoriais oferecem formas renovadas de trabalhar temas como ética, cidadania, pluralidade cultural, desenvolvimento social, ecologia e meio ambiente – por meio de uma visão transdisciplinar e integrada. Além disso, é pioneira em coleções dedicadas à literatura indígena, à mitologia africana e ao folclore brasileiro. Entre os títulos do catalogo indígena da Editora Peirópolis estão “Terra dos mil Povos”, de Kaká Werá Jecupé, “As serpentes que roubaram a noite”, de Daniel Munduruku, “Contos da Floresta”, “ Sehaypóri: o livro sagrado do povo Saterê-Mawé”e “A origem do beija-flor: Guanãby Muru-Gáwa”, de Yaguarê Yamã.  Para saber mais sobre a Peirópolis, acesse www.editorapeiropolis.com.br

 

Informações para a imprensa – Editora Peirópolis:

COMMUNICA BRASIL

Communica Brasil

(55 11) 3868-0300

Estela Vanella- estela@communicabrasil.com.br

Manoela Meneses  – manoela@communicabrasil.com.br

Andrea Funk, coordenação – andrea@communicabrasil.com.br

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
Facebook
Instagram