Fases da Lua e outros segredos – release

Editora Peirópolis lança “Fases da Lua e Outros Segredos”, de Marilda Castanha

Em projeto inspirado nas descobertas da infância, a autora narra em delicados contos conversas entre irmãos e a terna relação entre pais e filhos  

 

FICHA TÉCNICA

Fases da lua e outros segredos  

Autora e ilustradora: Marilda Castanha

Formato: 22×24 cm

Nº de páginas: 48

ISBN: 978-85-7596-345-6

 

A Editora Peirópolis lança, este mês, o livro “Fases da lua e outros segredos”, escrito e ilustrado pela mineira Marilda Castanha. Com trinta e dois segredos, a escritora narra, em delicados microcontos, conversas entre irmãos e ternos diálogos entre pais e filhos. Alinhando e harmonizando textos e imagens, a autora transforma crianças em protagonistas, convida os pequenos leitores a se identificarem com as frases engraçadas, sérias e surpreendentespresentes na narrativa, e os adultos a redescobrirem a linguagem, a espontaneidade, o humor e, principalmente, a poesia que existe na percepção de mundo das crianças.Escritos a partir de epifanias dos filhos da autora, Cecília e Nino, os contos combinam uma série de surpresas com uma linguagem poética.

A essência da criatividade infantil permite a captação do precioso momento em que a criança descobre, com seus próprios olhos, o universo ao seu redor com toda a curiosidade do espírito infantil. Segundo a autora, os diálogos presentes no livro representam o relacionamento espontâneo de qualquer família. “As personagens são “mãe”, “pai”, “filho”, “filha”,” irmã” e “irmão”. As conversas aconteceram na minha casa, mas são diálogos semelhantes aos que podem acontecer em toda e qualquer família, pois são descobertas da linguagem, do sentimento, da percepção de mundo e, principalmente, da relação entre pais e filhos, afirma.

Marilda começou o projeto do livro a partir da vontade de registrar o crescimento dos filhos. Reuniu anotações sobre as descobertas, frases e diálogos das crianças desde 2007. “Simplesmente queria guardar a memória deles, da nossa família. Pensava o tempo todo que eu tinha que fazer isto porque um dia, já adultos, eles abririam aquele caderno e se reconheceriam ali”, conta a autora.

Diferentes fases do crescimento infantil estão presentes na obra e o vasto material reunido para a composição do livro conta com mais de 300 anotações. “Para mim, o maior desafio foi selecionar para a publicação o conteúdo que mais refletisse as características da infância e que levasse o leitor a se identificar com as personagens e com as situações corriqueiras de toda relação familiar”, conclui a autora.

 

Sobre a autora

Marilda Castanha nasceu em 1964 em Belo Horizonte (MG). No final dos anos 1980, enquanto cursava Belas-Artes na UFMG, começou a ilustrar livros infantis. Anos depois, resolveu contar histórias, algumas sem texto, e ganhou alguns prêmios, entre os quais o Runner-Up  (Noma Unesco, Japão, 2000), o Prix Graphique Octogone (França, 2000), o Jabuti de melhor ilustração de livro infantil ou juvenil (CBL, 2000) e o prêmio de melhor ilustração (FNLIJ, 1999). Fases da lua e outros segredos (2014) é seu primeiro livro a ser publicado pela Editora Peirópolis.

 

Sobre a Editora Peirópolis

Criada em 1994, a Editora Peirópolis tem como missão contribuir para a construção de um mundo mais solidário, justo e harmônico, publicando literatura que ofereça novas perspectivas para a compreensão do ser humano e do seu papel no planeta. Suas linhas editoriais oferecem formas renovadas de trabalhar temas como ética, cidadania, pluralidade cultural, desenvolvimento social, ecologia e meio ambiente – por meio de uma visão transdisciplinar e integrada. Além disso, é pioneira em coleções dedicadas à literatura indígena, à mitologia africana e ao folclore brasileiro. Entre os lançamentos do catálogo infatojuvenil da Peirópolis estão o livro “Rimas de Lá e de Cá”, escrito pelo português Jose Jorge Letria e pelo brasileiro José Santos, a obra “ Este não é um livro de princesas”, de Blaudina Franco, com ilustrações de José Carlos Lollo; e “ A Morte de Ivan Ilitch em quadrinhos”, adaptada e ilustrada pelo quadrinista e artista plástico Caeto. Para saber mais sobre a Peirópolis, acesse www.editorapeiropolis.com.br

 

Informações para a imprensa:

COMMUNICA BRASIL

PABX: (11) 3868-0300

Andrea Funk – andrea@communicabrasil.com.br

Manoela Meneses –manoela@communicabrasil.com.br

Estela Vanella– estela@communicabrasil.com.br

www.communicabrasil.com.br

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com