O guia completo dos dinossauros do Brasil – release

Descubra os dinossauros do Brasil

O guia completo dos dinossauros do Brasil lançamento da Editora Peirópolis apresenta dados sobre 22 espécies, muitas ainda desconhecidas, fruto da pesquisa do professor da USP, Luiz E. Anelli.

 

FICHA TÉCNICA

Título: O Guia completo dos dinossauros do Brasil

Autor: Luiz Eduardo Anelli

Ilustrador: Felipe Alves Elias

Formato: 19 X 25 cm

Nº de páginas: 224

ISBN: 978-85-7596-177-3

 

O professor do Instituto de Geociências da USP, Luiz Eduardo Anelli, lança, pela Editora Peirópolis, a obra “O guia completo dos dinossauros do Brasil”, primeiro livro a reunir informações sobre as 22 espécies estabelecidas a partir dos achados fósseis, desconhecidas da população leiga e até mesmo da comunidade científica. A obra também inova ao abordar a disparidade entre a diversidade de espécies de dinossauros existentes em território argentino e brasileiro.

Conhecido como um dos mais importantes divulgadores de dinossauros do Brasil, o paleontólogo especializado em invertebrados Anelli ganhou destaque com a exposição ‘Dinos na Oca’, realizada no ano de 2006, em São Paulo. Seus estudos ao longo de mais de dez anos são o resultado de pesquisas, leituras e visitas a museus e contatos com especialistas, como ressalta o autor do prefácio e professor adjunto de paleontologia e geologia da Universidade Paulista Júlio de Mesquita Filho, Dr. Marcello Guimarães Simões. “O guia completo dos dinossauros do Brasil representa o ápice de uma aventura paleontológica iniciada aproximadamente há quinze anos, tendo, sem dúvida, um alto potencial para ser utilizado como material didático nos cursos introdutórios de geociências e biociências”.

Para a concepção da obra, o autor lançou mão de dados relativos à evolução biológica e ao registro fóssil por uma perspectiva histórica. “Conhecer o contexto histórico dos fatos nos estimula ao confronto de ideias, a procurar e formular respostas, abrindo nossa curiosidade científica. Parte dessa falta de perspectiva histórica explica porque muitas pessoas não compreendem ou mesmo não acreditam que o homem chegou à Lua (doze homens, na verdade), ou como os egípcios construíram a grande pirâmide cortando e transportando um milhão de blocos, um dos quais de 100 toneladas, antes mesmo de conhecerem o ferro e sem a ajuda de extraterrestres”, diz Anelli.

Além de trazer comparações entre as descobertas no Brasil e na Argentina – país que já conta mais de 100 ‘dinos’ – o livro percorre a origem e o funcionamento dinâmico da Terra, os períodos da era Mesozoica, as relações de parentesco entre os diferentes grupos de dinossauros e as pesquisas com ênfase em grupos de fósseis da América do Sul.

Para os ávidos por conhecimento ou os fãs de dinossauros, “O guia completo dos dinossauros do Brasil” proporciona uma viagem pelas eras geológicas da Terra, a descoberta de nomes curiosos como Saturnalia tupiniquim, Sacisaurus agudoensis e Maxakalisaurus topai, reunidos no “Bestiário” ilustrado com precisão pelo paleoartista Felipe Alves Elias.

 

Sobre o autor – Luiz Eduardo Anelli

Professor e pesquisador do Instituto de Geociências da USP, especialista em invertebrados fósseis paleozoicos e cenozoicos do Brasil e da Antártica e ciclista amador. Criador da Oficina de Réplicas da USP, dedica-se a produzir material didático na área de paleontologia. Foi responsável pela montagem dos primeiros esqueletos de dinossauro na cidade de São Paulo, bem como da primeira réplica de um esqueleto de Tyrannosaurus rex na América do Sul. Foi o idealizador e curador da exposição “Dinos na Oca”, realizada no Parque do Ibirapuera, em São Paulo (2006). É autor de diversos livros de divulgação científica na área de paleontologia.

 

Sobre o ilustrador – Felipe Alves Elias

Nasceu em 1980, em São Paulo (SP), e vive em Santos, litoral do Estado. Biólogo e mestre em Geologia Regional (ênfase em Paleontologia), é professor do programa de Ensino à Distância da Universidade Metropolitana de Santos. Atua também como paleoartista, recriando a aparência de espécies fósseis desde 2004. Colaborou com a exposição “Dinos na Oca” (2006), desenvolveu projetos de divulgação científica junto a diversas editoras (Globo, Oficina de Textos, Ática e Alto Astral) e teve trabalhos premiados em concursos internacionais de paleoarte.

 

Sobre a Editora Peirópolis

Criada em 1994, a Editora Peirópolis tem como missão contribuir para a construção de um mundo mais solidário, justo e harmônico, publicando literatura que ofereça novas perspectivas para a compreensão do ser humano e do seu papel no planeta. Suas linhas editoriais oferecem formas renovadas de trabalhar temas como ética, cidadania, pluralidade cultural, desenvolvimento social, ecologia e meio ambiente – por meio de uma visão transdisciplinar e integrada. Além disso, é pioneira em coleções dedicadas à literatura indígena, à mitologia africana e ao folclore brasileiro. A editora está afinada com os propósitos do terceiro setor, participando ativamente do crescente movimento de sua profissionalização. Para saber mais sobre a Peirópolis, acesse www.editorapeiropolis.com.br

 

Informações para a imprensa – Editora Peirópolis:

COMMUNICA BRASIL

PABX: (11) 3868-0300

Andrea Funk – andrea@communicabrasil.com.br

Samantha Oliveira – samantha@communicabrasil.com.br

www.communicabrasil.com.br

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com