lesbian dating sights free Provincie Noord-Holland carrollton tx lesbian dating Kanton Appenzell Ausserrhoden adult dating in Provincie Antwerpen free adult dating site no joining West Coast dating lesbian Regione Liguria adult dating love personality Ita-Suomen Laani

O mar que banha a ilha de Goré – release

Editora Peirópolis lança “O mar que banha a ilha de Goré”, de Kiusam de Oliveira

Obra traz o passado da história afro-brasileira contada através da visão de uma menina de 10 anos em uma terra que reúne memórias e valorização do presente

 

FICHA TÉCNICA

Título: O mar que banha a ilha de Gore

Autor: Kiusam de Oliveira

Ilustrador:Taisa Borges

Páginas: 44

Formato: 19,5x 29 cm

ISBN 978-85-7596-353-1 (Peirópolis); 978-85-330-738-4 (Fundação Biblioteca Nacional)

Preço: R$ 36,00

 

A Editora Peirópolis lança, este mês, o livro “O Mar que banha a ilha de Goré”,de autoria de Kiusam de Oliveira com ilustrações de Taisa Borges e prefácio de Carlos Morre. A obra, feita em coedição com a Fundação Biblioteca Nacional apresenta a história afro-brasileira pelo delicado olhar de Kika, uma encantadora menina negra de 10 anos que viaja para a Ilha de Goré, importante entreposto de comércio ilegal de africanos escravizados para o Brasil. O texto aproxima as crianças da trajetória de nossos ascendentes africanos, criando um universo de preservação de memórias e valorização do presente e auxiliando pais e educadores a trabalhar a construção da cultura negra no imaginário infantil.

Mesmo visitando um antigo cenário de sofrimento, Kika consegue uma mágica conexão com os elementos da natureza e encontra a pureza do amor. Em capítulos escritos de forma engenhosa, o texto ilumina os séculos sombrios da escravização dos africanos com momentos de fantasia. Sem deixar de lado os acontecimentos históricos, uma nova ilha de Goré se revela para a personagem que fala com a Mãe Mar e brinca com senegaleses nascidos no local. Se adaptando ao clima harmonioso dos personagens nativos, Kika passa a observar um ambiente sorridente, repleto de histórias e cheio de sabedoria.

Em seu livro anterior, também publicado pela Peirópolis, O mundo no black power de Tayó, Kiusam de Oliveira trabalha delicadamente a autoestima das crianças negras a partir de um dos traços marcantes da negritude, o cabelo black power. Com este novo livro, ela ajuda o leitor a embarcar numa história de descobertas sobre a história afro-brasileira, preenchendo mais uma das infinitas lacunas na história cultural brasileira.

A obra foi idealizada a partir de uma viagem da autora para a Ilha de Goré. “Meu coração se abriu e me apaixonei pelo lugar, tamanha a emoção e a energia que senti. Ali pude reencontrar meus ancestrais; uma sensação única para mim, inesquecível”, relembra. A história começou a tomar forma ao conhecer Laith, um jovem agente de turismo que sonha em conhecer o Brasil por acreditar que as memórias épicas de seus ancestrais estão aqui.

Para o etnólogo Carlos Moore, prefaciador do livro, “Esta terceira obra da engenhosa escritora e contadora de histórias Kiusam de Oliveira vem auxiliar mães, pais e educadores a elevar a autoestima de crianças negras brasileiras, demolida no dia a dia, inclusive no espaço escolar. Essas crianças — que não veem seus rostos, seus cabelos ou sua cor refletidos com carinho em nenhum lugar do imaginário de um país que as nega e as rejeita — encontram neste livro, delicadamente ilustrado pela artista Taisa Borges, uma resposta ao vazio que encontram sobre sua história, antes e depois da traumática chegada de seus ancestrais africanos num mundo regido pela escravização negra.

 

Sobre a autora – Kiusam de Oliveira

Nascida em Santo André, São Paulo, atua em outras áreas além da escrita. Doutora em Educação e mestra em Psicologia pela Universidade de São Paulo, também é pesquisadora das relações étnico-raciais e educadora há 25 anos, com experiência desde a educação infantil até o ensino superior. Trabalha também como educadora na Educação Especial — Deficiência Intelectual, acompanhando pedagogicamente crianças com deficiências em seus processos de inclusão nas escolas municipais de Diadema-SP. Como bailarina, se apresenta em shows de artistas brasileiros e ministro oficinas de danças afro-brasileiras. Nos livros que escreve, procura voltar o olhar para o processo de construção de identidades infantis e juvenis saudáveis, buscando contribuir para uma educação antirracista e para o empoderamento feminino.

Sobre a ilustradora – Taisa Borges

Desde criança, gosta de contar histórias. Menina faladeira, foi percebendo que as palavras não eram suficientes para expressar o que queria. Quando pintou o primeiro quadro, entendeu que uma imagem “esconde” inúmeras palavras. Desde então, fala pouco e conta muitas histórias. Depois da formação em Artes Plásticas, estudou artes e desenho de moda em Paris. De volta a São Paulo, desenvolveu estampas e trabalhou com design gráfico. Hoje, se dedica inteiramente à ilustração infantil — é autora de seis livros de imagem, quatro deles pela Peirópolis, que também publicou uma HQ desenhada por ela, Frankenstein em quadrinhos, pela coleção Clássicos em HQ. Para conhecer mais sobre o trabalho, navegue pelo site <www.taisaborges.com.br>.

 

Sobre a Editora Peirópolis

Criada em 1994, a Editora Peirópolis tem como missão contribuir para a construção de um mundo mais solidário, justo e harmônico, publicando literatura que ofereça novas perspectivas para a compreensão do ser humano e do seu papel no planeta. Suas linhas editoriais oferecem formas renovadas de trabalhar temas como ética, cidadania, pluralidade cultural, desenvolvimento social, ecologia e meio ambiente – por meio de uma visão transdisciplinar e integrada. Além disso, é pioneira em coleções dedicadas à literatura indígena, à mitologia africana e ao folclore brasileiro. Pela Peirópolis, Kiusam de Oliveira publicou também a obra “O Mundo no Black Power de Tayó”. Para saber mais sobre a Peirópolis, acesse www.editorapeiropolis.com.br

 

Informações para a imprensa – Editora Peirópolis: 

COMMUNICA BRASIL

(55 11) 3868-0300

Manoela Meneses  – manoela@communicabrasil.com.br

Andrea Funk, coordenação – andrea@communicabrasil.com.br

www.communicabrasil.com.br

 

 

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com