"SUB – viagem ao Brasil submarino", de Maristela Colucci: um convite ao mergulho

Um livro, mais de 50 espécies marinhas

SUB – Viagem ao Brasil submarino é o primeiro livro a representar o conjunto dos mais importantes ambientes subaquáticos brasileiros para o público infanto-juvenil. São mais de 50 espécies marinhas, entre peixes, crustáceos, moluscos e uma infinidade de plantas e animais que habitam a costa brasileira. Folheá-lo é como mergulhar simultaneamente em Fernando de Noronha, Abrolhos, Ilha de Trindade, Búzios, Ilha Grande, Arvoredo, Ubatuba, Alcatrazes, Laje de Santos e tantos outros pontos exuberantes do ambiente marinho brasileiro que merecem ser apresentados não apenas pela beleza, mas sobretudo pela importância ecológica.

Como explica a autora a respeito de seu projeto, “quem já teve o privilégio de mergulhar nos locais retratados sabe que atrás de cada imagem está um mundo de dificuldades e contratempos invisíveis ao leitor.” A ele, Maristela busca oferecer o melhor momento de cada mergulho. “Cada organismo revelado, cada imagem que surpreende pela harmonia de cores e formas, inspira o respeito pelo mundo submerso e a vontade de conservá-lo”, ressalta.

A obra traz, também, a contribuição da jornalista Claudia Carmello, membro da ONG Repórter Brasil e especializada em meio ambiente. Seu texto alerta para as ameaças da ação humana sobre o mar e seus habitantes e convida o leitor a pensar na preservação do ecossistema marinho e nas possibilidades de uso sustentável dos oceanos. A consultoria científica é do biólogo Ivan Sazima, mestre em zoologia e doutor em ciências pela USP e professor associado ao Museu de Zoologia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Uma fotógrafa, oito mil quilômetros de costa

Maristela Colucci começou a mergulhar logo no início de sua carreira de fotógrafa, disposta a registrar as maravilhas e os segredos submersos na extensa costa brasileira: mais de oito mil quilômetros de águas ricas em vida marinha, porém não muito transparentes.

Obstinada, a jovem e atenta fotógrafa encarou o desafio de trazer à tona imagens únicas da vida submarina brasileira, reunidas pela primeira vez no livro Brasil Submarino (Metalivros, 2005), e reproduzidas em 24 selos dos Correios e em diversos cartões telefônicos.

A seleção de imagens que agora compõe SUB – Viagem ao Brasil submarino mostra o belo resultado do projeto fotográfico que a fotógrafa paulistana vem desenvolvendo desde 1985. Reconhecida por sua técnica, arte e perfeccionismo, Maristela é considerada uma das mais importantes fotógrafas submarinas do Brasil.

SUB, segundo título da Grão Editora

SUB – Viagem ao Brasil submarino é o segundo título da Grão Editora, selo editorial que nasceu da parceria entre a autora e a escritora Renata Borges, diretora da Peirópolis. A Grão foi inaugurada com o livro O mar é minha terra, de Beto Pandiani, com quem Maristela já realizou diversas expedições marítimas.

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com