Tradutores de "Futuros imaginários" no 10o. Fórum Internacional do Software Livre

Stallman, Sund e Lula

O evento reuniu cerca de oito mil participantes, que enfrentaram uma maratona de debates organizados em torno do tema “liberdade tecnológica”.

Essa edição contou com a presença inspiradora de Richard Stallman, fundador e líder ideológico do Movimento Software Livre, e do sueco Peter Sund, co-fundador do The Pirate Bay, que ocupa o centro do debate sobre o direito ao download.

O presidente Lula participou do evento no dia 26, e afirmou ser contra o projeto de Azeredo de censura à internet.

Para acompanhar os debates em torno dessa e de outras questões, de impacto direto sobre todos os que utilizam a internet e as mídias digitais para trabalho, comunicação, informação e lazer, e de impacto indireto sobre as pessoas em geral, uma vez que interferem na sociedade como um todo, confira o site do evento: http://www.fisl.org.br/10.

“A maior obra coletiva da humanidade”

Promovido pelo Projeto Software Livre Brasil e organizado pela Associação Software Livre.Org, em parceria com o Projeto Software Livre RS e o Projeto Software Livre RN, o evento contou com transmissões de TV e Rádio – a TV Software Livre e a Rádio Sofware Livre, com notícias, entrevistas e programação musical direto do Fórum, tudo transmitido via internet.

Os organizadores do evento entendem a questão do sotware livre como uma questão cultural que atravessa as mais diversas áreas da produção humana. Assim, abriram espaço, também, para bancos de sementes, estabelecendo uma interlocução com a agricultura, e incluíram o Fórum Música Para Baixar (FMPB), que reuniu artistas interessados em debater a questão das novas formas de comercialização e distribuição de conteúdo cultural na internet e o impacto da rede mundial de computadores na cadeia produtiva da música.

Marcelo Branco define o evento como “um grande encontro físico daqueles que anualmente e cotidianamente se encontram na rede para trabalhar, compartilhar conhecimentos e ideais”, e o software livre como “a maior obra coletiva da humanidade.” Veja a matéria na íntegra no site do evento clicando aqui.

“Futuros imaginários” no fisl10

A agenda do evento incluiu o lançamento de Futuros imaginários – Das máquinas pensantes à aldeia global, versão em português da obra Imaginary futures, de Richard Barbrook, traduzida pelo Descentro e editada pela Peirópolis.

O lançamento do livro e o debate aconteceram no estande da Associação Software Livre (ASL), organizadora do Fórum. Marcelo Branco, coordenador-geral da ASL e do fisl10, participou do debate com dois representantes da ONG Descentro que integraram o grupo de tradução compartilhada da obra – Alexandre Freire, mestre em ciência da computação e conselheiro deliberativo da ONG, e Ricardo Ruiz, comunicólogo pós-graduado em hipermídia e pesquisador da ONG.

Confira a divulgação do lançamento no site do evento.

Agenda
Lançamento de “Futuros imaginários” no 10º. Fórum Internacional do Software Livre – 10º. FISL

Quando: dia 26 de junho de 2009, às 17hs
Onde: Estande da ASL – Centro de Eventos da PUCRS, Porto Alegre
Informações:
fisl.softwarelivre.org.

Fonte de informações: site do fisl10.

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com