Uberaba recebe chancela de Geoparque Mundial da UNESCO
Uberaba recebeu ontem, dia 27 de março de 2024, o título de Geoparque Mundial concedido pela UNESCO. Sua relevância geológica foi destacada devido aos 31 geossítios existentes na cidade, além de cerca de 800 fósseis registrados até o momento, dentre eles o Uberabatitan riberoi, o maior dinossauro já encontrado e que pisou em solo brasileiro, com 28 metros de comprimento e 14 metros de altura. O primeiro ovo fóssil descrito no Brasil também veio de Uberaba, registrado em 1946.
Dos 31 geossítios de Uberaba, 20 estão dentro da zona urbana, transformando a cidade no maior sítio paleontológico urbano do país. Dentre eles, Peirópolis é o geossítio mais importante e partida inicial para os demais projetos na região. Em Peirópolis se encontra o Complexo Cultural e Científico de Peirópolis. Dentro do Complexo ficam o Museu dos Dinossauros e o Centro de Pesquisas Paleontológicas Llewellyn Ivor Price, onde boa parte dos fósseis de dinossauros brasileiros são estudados e guardados.
Esta é a sexta chancela concedida pela UNESCO ao Brasil, que já conta com os Geoparques Araripe (entre Ceará, Pernambuco e Piauí), Seridó (Rio Grande do Norte), Caminhos dos Cânions do Sul, Caçapava do Sul e Quarta Colônia (Rio Grande do Sul). Luiz Ribeiro, paleontólogo e geólogo da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, foi um dos pioneiros nas escavações em Uberaba e o responsável pela elaboração da candidatura à UNESCO. Foram suas escavações que descobriram o titanossauro Uberabatitan riberoi, daí vindo o seu nome.
Conheça mais sobre o Geoparque Uberaba no site oficial.
[Fontes: O Globo e G1]
Add Comment